domingo, 5 de junho de 2011

Triatlo de Peniche | 4 de Junho de 2011 | Balanço

XXVIII Triatlo de Peniche, 4 de Junho de 2011

Campeonato Nacional de Grupos de Idade

Pedro Pinheiro (Sport União Colarense)

3º Lugar no grupo de idade dos 35 a 39 anos

O Evento

É fácil de explicar, por que motivo o Triatlo de Peniche continua a ser uma prova de referência no calendário nacional: mantém a mística, por ser a prova pioneira do Triatlo em Portugal, a organização do evento é bem preparada, a prova é segura, os atletas acorrem em grande número, o público é imenso e incentiva os participantes, e acima de tudo, a Câmara Municipal de Peniche e o povo da cidade sabe bem receber os visitantes. Parabéns a todas as pessoas e entidades envolvidas na organização.

A Prova

No dia de reflexão, anterior às Eleições Legislativas, numa prova em distância sprint, o tempo e a capacidade de raciocínio, poderiam não acompanhar a velocidade vertiginosa dos acontecimentos, sobretudo se tivermos em conta o que estava em jogo: títulos de Campeão/Campeã Nacional por Grupos de Idade.

A natação, apesar da partida larguíssima, foi uma luta terrível entre boa parte dos quase 300 participantes à partida, na expectativa de obter uma boa colocação, seguir a rota mais curta e, se possível, aproveitar "os pés" de atletas mais rápidos e, de preferência, bons navegadores.

No meu caso particular, existe uma luta comigo mesmo, baseado na redução de tempo dentro de água, ou seja, de prova para prova, aumentar a velocidade de nado. Apesar de alguns abrandamentos e algum ziguezague, comparativamente com o tempo parcial de 2010, retirei 50 segundos.

Na primeira transição, graças ao efeito "casca de banana madura", consegui despir rapidamente o fato de neoprene e pegar na bicicleta, para iniciar a rotina habitual no segmento de ciclismo, que é: em esforço solitário, recuperar o máximo de tempo possível para os atletas da frente.

Nesta prova em particular, era preciso pensar um pouco, em vez de puxar cegamente como uma mula até espumar da boca e rebentar.No meu grupo seguia uma adversário directo "fresquinho que nem uma alface" e pronto a ultrapassar-me na corrida final. Após mais uma das muitas "sapatadas" que dei no grupo onde seguia, finalmente, consegui isolar-me e chegar à segunda transição 1 minuto e 40 segundos mais rápido do que em 2010, e pronto para dar o que tinha e o que não tinha, nos 4,8 quilómetros finais de corrida a pé.

Nesta fase da prova, apenas tinha uma certeza: o David Caldeirão (Louletano) seguia na frente do meu grupo de idade e seria o campeão. Portanto, restava-me uma solução básica e óbvia, i.é., até à linha de meta, ultrapassar todos os adversários que estivessem ao meu alcance, independentemente do grupo de idade em que se encontravam a competir.

Foi precisamente aquela estratégia competitiva que me garantiu, já na recta da meta, ultrapassar o Alexandre Feliz (Tri-Oeste) - que não deve ter ficado muito contente -, e passar de 4º para 3º classificado, cortando a linha de meta apenas 6 segundos após o 2º classificado, Nuno Patrício (C.N.Alvito), num registo de corrida 35 segundos mais rápido que em 2010.

Resumindo a coisa: tudo mais rápido que em 2010, mas a mesma classificação. Um semana apenas após o Triatlo Longo de S.Jacinto, saboreei de forma especial o 3º lugar no pódio.
Resultados finais:
1. Natação (750 metros): 12m37s, 109º tempo parcial;
2. Ciclismo (21 quilómetros): 34m12s, 12º tempo parcial;
3. Atletismo (4,8 quilómetros): 16m32s, 21º tempo parcial;
4. Tempo final: 1h04m58s;
5. Classificação final absoluta: 29º lugar absoluto (313 triatletas à partida e 291 triatletas na linha de meta);
6. Classificação final no grupo de idade 35-39 anos: 3º lugar (41 triatletas).


Fotos da prova

6 comentários:

Jordão Alves disse...

Os meus Parabéns grande prova, estas no bom caminho exprimenta fazer uma prova sem bater pernas do principio ao fim e veras a diferença...
Abraço.

Triatleta disse...

Obrigado Jordão!

Em Alpiarça e Coimbra, bati pouco e mal as patas, mas em Aveiro e Peniche fiz o inverso: o resultado está vista nos parciais de natação.

Não existem 2 pessoas iguais, e muito menos fórmulas 100% correctas.

Bons treinos e um abraço.

david caldeirao disse...

mais um podio..., e como é dificil meter velocidade, quando se treina em modo longdistance!!! estás de parabens, pois finalmente começas a "olhar" para a natação com vontade...
forte abraço,

IronMena disse...

Parabéns Pedro! Um exemplo de determinação!

I wish I had the legs... ;-)

Até breve, um abraço!

Triatleta disse...

Obrigado David e Filomena!

David, era tarefa quase impossível vencer-te. É muito forte na natação e ciclismo e geris-te muito bem a corrida: PARABÉNS CAMPEÃO!

Mena, acho que partilhas comigo a persistência, a motivação, o empenho: parabéns pelo teu resultado e boa sorte para Roth!

Hugo Gomes disse...

Parabéns por mais este bom resultado Pedro!

Continuação de bons treinos, o Ironman está já aí!

Um abraço!