segunda-feira, 28 de maio de 2012

Triatlo Longo S.Jacinto, Aveiro | 27/05/2012 | Balanço

Em representação do Ateneu Artístico Cartaxense, pela 3ª vez consecutiva, conclui o Triatlo Longo de S.Jacinto, Aveiro, na distância 1/2 ironman e, simultaneamente, Campeonato Nacional de Triatlo Longo Individual.

Muito obrigado ao meu clube pelo imprescindível apoio.

Todas as entidades coletivas e individuais que participaram neste evento fizeram, uma vez mais, com que o Triatlo de S.Jacinto se tornasse num grande evento desportivo e com imensa margem de evolução.

O local é excelente, os percursos são rápidos, em particular o de ciclismo, tecnicamente a prova foi bem organizada e controlada, e teve muitos participantes (e pode ter ainda mais).


Há que dar os parabéns a quem organiza e a quem participa em eventos com esta qualidade e, felizmente, com custos reduzidos para os participantes.

Uma semana antes não pensei que pudesse ter tantos motivos para satisfação ao participar na prova. Desde a viagem partilhada com o amigo Rui Gameiro (obrigado Rui, pela boleia e paciência), até ao convívio com todos os outros triatletas e acompanhantes, só tenho boas recordações do Triatlo de S.Jacinto. Só tive pena de não ter falado, de todo ou durante mais tempo, com todas as pessoas que habitualmente contacto pessoalmente, por email ou pelo facebook. Esperemos que existam mais oportunidades, porque motivos de conversa não faltarão, por certo. 

Quanto ao meu desempenho, com excepção do segmento de natação, durante o qual demorei mais 2 minutos em relação à edição anterior, consegui colocar no terreno tudo e mais um pouco, daquilo que foi a minha preparação (possível) para este Campeonato Nacional de Triatlo Longo. Sempre assumi que gosto de participar em campeonatos nacionais, e sempre que possível, é para aí que aponto o principal pico de forma da época. Toda a época desportiva foi pensada, implementada e ajustada para estar na melhor forma possível no período de tempo compreendido entre os Triatlos de S.Jacinto e de Peniche (Campeonato Nacional de Triatlo por Grupos de Idade). 

O primeiro campeonato superou as minhas melhores expetativas, e só por isso, desportivamente, saí de S.Jacinto imensamente feliz e realizado.

Tendo por base este contexto, acho que o resultado obtido justifica em absoluto o meu enorme contentamento.

Resumo da prova:

a) Natação (1900 m): 0:33:43, média de 1'44"/100m, 95º parcial;
b) Ciclismo (90.1 kms), 2:21:03,
média de 38.1 km/h, 9º parcial;
c) Corrida (21.1 kms): 1:20:42, média de 3'49"/km, 10º parcial;
d) Tempo final: 4:18:43;
e) 12º Lugar absoluto (233 triatletas na linha de partida e 214 triatletas na linha de meta);
f) 
11º  Sénior (115 triatletas);
g) 10º Português na classificação geral absoluta.

Mais informações em:

10 comentários:

sica disse...

Parabéns Pedro, principalmente na corrida este ano tens feito a diferença.
Excelente desempenho, podes contar comigo para te continuar a dificultar a vida, mais um bocadinho e só me vias na corrida.

Triatleta disse...

Obrigado!

Foste soberbamente...soberbo e isso é que tem piada nas provas.

Se fosse muito fácil, não teria a mesma piada e agradável sofrimento :-)

Abraço e boa recuperação.

Hugo Gomes disse...

Realmente é como diz o Paulo. Já estamos habituados ao teu bom segmento de ciclismo mas este ano a tua corrida está igualmente em grande nível.
Parabéns Pedro!
Um abraço!

Jordão Alves disse...

Parabéns Pedro um dia bem passado para alem de tudo!!!
Abraço.

Triatleta disse...

Obrigado Hugo!

O segredo do meu "bom segmento de ciclismo", acaba por não ser segredo, ou seja, este ano fiz muitos mais treinos específicos e intensos com bicicleta e isso permite reservar energia para a corrida.

No final, quando te vi e cumprimentei, pareceste-me satisfeito com o teu desempenho. Estou certo?

Boa recuperação e um abraço.

Triatleta disse...

Obrigado Jordão!

Parabéns a vocês os dois. A vossa presença enquanto casal de triatletas e pais, é um bom exemplo e incentivo para mais pessoas se organizarem e praticarem desporto.

Boa recuperação e um abraço.

João Correia disse...

Mais um a dar-te os parabéns!:)) É porque realmente os mereces. E não vou acrescentar mais nada, apenas juntar-me a este calor respeitoso pela tua excelente prestação. Conclusão; aquela base é inspiradora.
Forte abraço, Pedro.

Triatleta disse...

Obrigado João!

A vossa atenção e apoio, no mínimo, merecem o meu agradecimento e respeito.

Também todos vós merecem a minha admiração, porque gostam e sentem o desporto como eu sinto.

Um abraço.

david caldeirao disse...

o melhor que posso acrescentar..., é que foi um triatlo soberbo!!! ganhar ou perder por um palmo ou por 1 km mas sempre na "luta" primeiro connosco e depois com os nossos semelhantes é o que mais nos motiva...
sabado há mais ;) no berço da modalidade!!!
forte abraço,
p.s. espero que a desmotivação da semana passada já esteja esquecida

Triatleta disse...

Obrigado David!

Estamos em total acordo: quando a competição é leal e renhida, ficamos satisfeitos no que diz respeito ao esforço e empenho empregues.

Mas tu tens outros objectivos para esta época e vou acompanhar esse processo e desejar que alcances o que pretendes.

A desmotivação momentânea da semana passada prende-se essencialmente com o segmento de natação. Não sei se alguma vez surgirá o "clique", ms vou continuar a tentar.

Até sábado.

Um abraço.