quarta-feira, 2 de março de 2011

Acabem com a Educação Física!

Recentemente, numa aula de Educação Física, na realização de uma tarefa, um aluno lesiona-se sozinho, ao tentar controlar a bola, e sofre uma entorse. Para-se o exercício, avalia-se a situação, e toma-se a decisão de mandar chamar os bombeiros. Estes últimos, sem se saber bem porquê, não podiam deslocar-se ao local da emergência. Entretanto o aluno contorcia-se com dores, e a opção seguinte foi chamar o encarregado de educação, para que na sua viatura particular, transportasse o jovem à urgência do centro de saúde mais próximo.

País de terceiro mundo que nós somos!!!

Independentemente do gravidade do problema de saúde, os bombeiros não se deslocaram ao local e fizeram esperar em pranto e em dor o jovem. E se este tivesse morrido por ausência de assistência?

Este é o país onde o Sr. Dr. A.V., passa à frente de uma fila de doentes no centro de saúde de Alvalade, e EXIGE, com urgência, à médica de serviço um atestado médico, porque tinha um avião para apanhar. Bem sei onde este e outros indivíduos que levam o país à penúria deveriam apanhar com o avião...

Voltando ao acidente com o aluno, o encarregado de educação, enquanto esperava pela ambulância que nunca veio, lamentava-se pelo facto do outro seu educando, também numa aula de Educação Física, ter sofrido um acidente, e que não sabia o que se estava a passar nas ditas aulas para que tais acidentes ocorressem com os seus dois educando.

Lá lhe foi explicado, com calma e educação, que infelizmente, os acidentes acontecem e tal também se poderia passar noutro contexto.

No entanto, ficou a suspeita, ou acusação, de que a "culpa" seria das aulas de Educação Física e dos respectivos professores.

Perante estas informações, cheguei a várias hipóteses e conclusões:

1. Só aos mortos é que não acontece mais nada que lhes cause mais dor ou sofrimento.

2. Proibir as aulas de Educação Física! Sem as mesmas, os alunos não correm o risco de se lesionarem.

3. Os alunos ficarem em casa, e os que quiserem ou que os pais autorizarem, frequentam aulas online, e no final de cada ciclos de ensino todos transitam, podendo levantar o certificado de habilitações na secretaria da escola.

4. Os alunos até são normais, alguns pais e encarregados de educação é que os transformam em...não normais.

5. Para os ignorantes, "cegos" e BURROS, que continuam a ignorar e desvalorizar o papel fundamental da actividade física e da alimentação equilibrada no dia-a-dia, por parte das crianças e jovens portugueses, eis algumas, das muitas sugestões de leitura sobre este tema preocupante:
- "ENSP divulga Estudo sobre Obesidade Infantil em Portugal".

3 comentários:

Hugo Gomes disse...

Boas Pedro!
Infelizmente ainda somos um país bastante atrasado... acima de tudo na mentalidade da sua população.
E o pior é que as (poucas) melhorias que se vão vendo demoram tanto tempo a serem conseguidas...
Um abraço e coragem para a luta!

João Correia disse...

Educação Física , Desporto, Actividade Física...sempre! Não podemos correr o risco de educar quem precisa com erros crassos. A procura sistemática do responsável para responder mesmo ao que não tem resposta, leva-nos e gerar atitudes irresponsáveis. Importa é saber se o caminho está certo, o resto serão acidentes de percurso que fazem parte da nossa própria existência. Por muito que se pretenda ignorar.
Um abraço, Pedro.

Triatleta disse...

As crianças e jovens, são...isso mesmo, e como tal, deveriam ter as suas opções muito limitadas. E essas mesmas opções, deveriam constituir-se, no seu todo, como válidas e úteis para o seu desenvolvimento. Ou seja, fosse qual fosse a opção, seria benéfica. Infelizmente, não é isso que acontece; cada vez mais, as crianças e jovens, podem escolher o que bem entendem, desde que não incomodem muito os pais. Obviamente, escolhem o que lhes dá mais prazer imediato e menos trabalho.

Felizmente, ainda existem casais "à moda a antiga", ou seja, "meu filho, eu é que mando e eu sei o que é melhor para ti!"