sábado, 30 de outubro de 2010

Há quanto tempo não fazia isto?!

Há muitos anos que não ouvia o despertador a tocar, para me levantar, a pensar num treino de...natação. Ainda resisti 26 minutos, após o toque das 6:30, mas lá me levantei, não fosse ficar com o peso na consciência, por me ter comprometido com o treinador a tentar aparecer para o treino, e falhar logo na primeira tentativa.

Dia feio este sábado, com frio, vento e chuva, e só sabia bem era ficar "na caminha". Mas já que estava acordado e decidido a não ficar em casa, despachei-me rápido, com o café, a sandocha mista e a peça de fruta e dançar no estômago, lá conduzi o boguinhas a caminho das Piscinas em Benedita. Viagem curta, de 20 minutos, até chegar ao local do treino...atrasado, pois claro. A sessão estava marcada para as 7:30, e quando cheguei ao cais da piscina, já estava o Bruno Dias a concluir a palestra inicial, para uma plateia de quase 20 atletas.

Fazer aqui um parênteses, para refletir sobre o seguinte: às 7:30 da manhã, num dia desagradável, num país com reduzida e vergonhosa percentagem de prática regular de actividade física, numa vila da província - como é o caso da Vila de Benedita -, ter um grupo de jovens adolescntes para treinar Natação, é MUITO BOM! Nunca desistam, porque a evolução vai ficar bem à vista de todos!!!

Adiante! Lá fiz o aquecimento de 1900 metros, e preparei-me para o meu primeiro teste em meio aquático, da época de 2011: 400 metros crol, com partida de blocos - foi um luxo, e até nem foi chapanço -, para registar tempo.

Parti rápido, mas assim que comecei a sentir as picadas do ácido láctico - "aço lato" para os amigos -, abrandei um pouco o ritmo, para na parte final, tentar acelerar mais um pouco. Com base nas sensações finais, senti que podia fazer um pouco melhor.

O meu melhor tempo nesta distância, é de 6´32", em 26 de Janeiro de 2001, e tendo em conta um conjunto muito vasto de condicionantes, ter registado, hoje, 7´04", ou seja, 1´46"/100 metros, é um muito bom prenúncio, daquilo que poderá vir a seguir...se continuar a treinar regularmente.

A continuar assim, parece-me que vou bater uns quanto recordes pessoais, ao longo da época.

10 comentários:

Anónimo disse...

é bom ver te de regresso assim ja tenho roda para o ano depois na corrida eu trato deles he he um abraço pedro e continua

custodio

Triatleta disse...

Obrigado Custódio!

Treina mais a natação, para ver se na bicicleta formamos uma dupla recuperadora de lugares.

Bons treinos!

sica disse...

Sim senhor, já vi que vou ter de me esforçar para continuar a sair à frente da água.
Parece que os anos de licença "sabática", só serviram para apurar o bicho, dá-lhe com alma.

Triatleta disse...

Como moço simpático e bom Pai de família que és, temos que partilhar o mesmo combóio no ciclismo.

Também temos que começar a combinar umas voltas de bicicleta de estrada. Afinal, estamos próximos geograficamente.

Bons treinos!

Ricardo Correia disse...

"nem foi chapanço" ahahah, costuma ser?

Continuação de bons treinos, para o ano temos nadador! ;)

Abraço

Triatleta disse...

Em natação, fico sempre muito distante do pódio, mas é meu hábito levar umas medalhinhas vermelhas na peitaça descabelada.

Para o ano, não vamos ter nadador, mas a continuar assim, quando chegar ao PT1, já não fico com sensação de que quase todos se foram embora e não me avisaram.

Bons estudos e bons treinos.

Um abraço.

João Correia disse...

'Tás a ficar um H! ;) Os bons indícios têm sempre um bom significado porque são o doping que precisamos.

Forte abraço, Pedro.

Triatleta disse...

Obrigado João!

Sim, em termos absolutos, é um tempo vergonhoso, mas a nível pessoal, é motivador.

Bons treinos e um abraço.

Nuno Rogério Santos disse...

Pois é, 7.04 aos 400L não é grande coisa em triatlo, mas o que conta é que para ti é uma grande melhoria!
E como depois vêm os teus 2 trunfos, o que importa mesmo é não chegares à transição desmoralizado.
E podes sempre ganhar uns bons segundos (ou até minutos) se arranjares um adversário para puxar e ficares o tempo todo na "cola"...
É tão bom ter alguém na frente a trabalhar e nós atrás a relaxar!!!

Triatleta disse...

Após 6 semanas de treinos (3 sessões semanais), esse tempo é um bom indicador. No próximo teste, tenho obrigação de fazer melhor.

No meu caso, sempre fiz as provas de trás para a frente; até nos Duatlos.