terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ajuda de Berço

Missão e Objectivos

Os dois centros de acolhimento da Ajuda de Berço, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, pertencem à Associação Ajuda de Berço, e a sua sede e 1.ª casa estão situadas na Avenida de Ceuta n.º 51 R/c, Lisboa, com os telefones 21 362 82 74 - 76 -77; a 2.ª casa está situada na Travessa Francisco Resende nr 37 - 1500-289 Lisboa.

A Ajuda de Berço atrás identificada é uma IPSS- Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos - associada à UDIPSS ( União Distrital de Instituições Particulares de Solidariedade Social de Lisboa) e à CNIS (Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade), que se caracteriza por ser uma ” instituição onde se articula a generosidade (voluntariado social) e a organização postas ao serviço da Comunidade (Instituição Privada)” na qual se insere para concretizar respostas a necessidades sentidas no seio desta.

A Associação Ajuda de Berço, fundada em Lisboa a 12 de Março de 1998, no 5.º Cartório Notarial de Lisboa, por um grupo de amigos, tem como Missão testemunhar o respeito pela Vida Humana, e o Acolhimento de crianças abandonadas ou em situação de risco, desde que nascem até aos 3 anos de idade.

A Ajuda de Berço foi declarada Instituição Particular de Solidariedade Social e reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública com efeitos a partir de 7 de Julho de 1998. Tendo sido o Estatuto de Superior Interesse Social publicado em Diário da República a 15 de Fevereiro de 2008.

Para além do acolhimento das crianças, os técnicos da Ajuda de Berço intervêm na dinâmica familiar de cada criança, de forma a ajudar as famílias, quando possível, a encontrar soluções para receber de novos a criança. Assim, é dado apoio aos pais para encontrarem alternativas, nomeadamente encaminhando-os para os diversos departamentos ou serviços disponíveis na comunidade.

Contactos

Sede Social e Centro de Acolhimento de Alcântara
Avenida de Ceuta nr 51 - Rc
1300 - 132 Lisboa
Tels: 213 628 274/ 276 / 277
Fax: 213 628 275

Email Geral : ajudadeberco@ajudadeberco.pt
Serviços Administrativos: tviegas@ajudadeberco.pt
ou cbigode@ajudadeberco.pt

Centro de Acolhimento de Monsanto
Travessa Francisco Resende, nr 37 (Junto ao Colégio Beiral)
Tel: 21 770 30 20 -28
Fax: 21 770 30 29

Email Geral: ajudadeberco@ajudadeberco.pt

Serviços Administrativos: cpereira@ajudadeberco.pt

2 comentários:

João Correia disse...

Nunca é demais lembrar que ajudar é um acto de humanidade e cidadania, neste mundo cada vez mais dicotómico; ou se tem ou nada tem.
Fizeste bem em relembrar, Pedro.
Um abraço.

Triatleta disse...

João,

Nós bem sabemos o estado em que alguma desta gente chega até nós.

Infelizmente, não posso mudar o estado económico,social e da educação em Portugal, mas dentro das minhas possibilidades, vou apoiando e colaborando com estas causas, para ver se estes seres humanos têm um futuro melhor.

Um abraço.