segunda-feira, 18 de outubro de 2010

3 Horas Resistência BTT | Ribeira de S.João | 17/10/2010 | Balanço

No passado Domingo, participei na prova organizada pela PROJOR - Projecto Jovem Ribeirense – Associação Juvenil, com o objectivo de realizar um treino mais longo que o habitual, neste inicio de época, e preparar a participação no Duatlo Porterra no Festival Bike, em Santarém. Cumpri, na íntegra, os dois objectivos, e ainda tive o prazer de perder com o jovem João Vargas, que segundo o próprio, está interessado em comprometer-se com a equipa DINAZOO/DROSSIGER/CLUBE DO MATO, para fazer provas de XCM regionais, como ciclista federado.

Quanto ao evento, só por terem a iniciativa de organizar a prova, a PROJOR deve ser felicitada. Tanto mais que, nos dias de hoje, com ou sem crise, o associativismo passa por sérias dificuldades, ao nível dos recursos humanos e financeiros. A organização, cumpriu com o essencial para que tudo funcionasse normalmente: percurso longo, mas muito fácil, águas no abastecimento, duches, lavagem das bicicletas, almoço (2 pratos diferentes, bebidas e sobremesas à descrição), lembranças para todos os participantes, sorteio de prémios, e prémios para os melhores classificados. Podem melhorar: a divulgação, o percurso com menos alcatrão, a contagem e controlo das voltas.

A organização tinha limitado a inscrição a 50 participantes, mas apareceram 15!

Tendo em conta que no Concelho de Rio Maior, existem mais de uma centena de pessoas que saem para passeios em b.t.t., todos os Domingos de manhã e que alguns até pagam para ir fazer passeios, raids e maratonas em b.t.t., noutras zonas do país, acho que existe por aqui uma grande contradição. Acho aceitáveis muitas das possíveis justificações: "não gosto de resistências em b.t.t, por andar sempre às voltas no mesmo sítio", "não estou para pagar 10€ para andar de bicicleta", "já estava inscrito para ir para outro lado", "vou andar de b.t.t. ou estrada, mas para outras zonas", etc., etc., etc..

Só não entendo é o motivo pelo qual alguns dos que apresentam este tipo de justificações, e por "coincidência" ou "desconhecimento", passam no local da prova, à mesma hora em que a mesma estava a decorrer, a ocupar o percurso em toda a sua largura e a mandar "bocas" aos participantes. A organização e os poucos participantes que ali estavam, mereciam um pouco mais de respeito.

Se somos assim para os nossos próprios conterrâneos, na famosa "Cidade do Desporto": assim não vamos lá!!!

5 comentários:

João Correia disse...

Viva, Pedro!
Porventura, o problema poderá ter sido a divulgação, porque por aquilo que vou percebendo, há muita adesão aos eventos de BTT. Pelo menos, aqui para os meus lados nem pensar em haver um evento do tipo com menos de 100 participantes, e já estou a ser económico. Um abraço.

Triatleta disse...

João,

A nível do Concelho de Rio Maior, o problema não foi a divulgação.

O problema é cultural. Ninguém é obrigado a fazer provas de BTT que não quer. Mas caramba: no percurso da prova, passei por mais pessoas a matar a curiosidade, do que aquelas que pagaram os 10€ para fazer a dita prova!

Como se explica isto?

Quem me explica isto?

E o burro, sou eu???

Um abraço.

Flávio Boavida disse...

A ktmteam/Rio Maior esta extremamente de acordo com todas as palavras que mencionaste neste rescaldo das 3 horas de resistência da ribeira de são joâo,com isto e inadmissível com a centena de praticantes de BTT do nosso conselho, não aderirem e colaborarem com os eventos que se realizão no nosso lindo conselho,para aqueles curiosos que foram praticar a modalidade para o dito evento, gostava que me respondessem se no raio de 50km não conhecem já a zona, com isto se calhar é melhor ir ajudar os concelhos vizinhos e não ajudarem o vosso próprio concelho...ktmteam/Boavida e João VARGAS...

Anónimo disse...

Boas...
Em nome da Projor – Projecto Jovem Ribeirense, tenho que agradecer o seu comentário sobre a sua participação na nossa prova de resistência. É óbvio, que gostávamos de ter tido muito mais atletas. Falámos com muitos praticantes da modalidade, que mostraram o seu agrado com a iniciativa, mas na hora "h", não apareceram. Não acredito que tenha sido por falta de divulgação a não presença de mais atletas. Divulgamos a prova através de cartazes, espalhados pelo nosso concelho, pela Internet, com envio de email's... Mas não podemos obrigar ninguém. Podemos dizer, que foram poucos, mas foram bons. Agradecemos a presença de todos. No final, o que podemos dizer é que retirámos algumas ideias e agradecemos a prestabilidade de todos, ao sugerirem-nos ideias para futuros eventos deste tipo. Obrigado...

Triatleta disse...

De nada!

O essencial, vocês fizeram: organizar a prova.

Compreendo a opção pelo tipo de prova que foi, mas quem não foi, não terá o direito de criticar.