Para mim foi muito agradável fazer uma prova com tantos triatletas, cada um com o seu objectivo pessoal, com o seu estilo, mas sempre com aquele empenho e prazer em fazer a coisa bem feita para chegar à linha de meta.
Se tudo correr bem, lá estarei para o ano que vem.
- Ciclismo: sendo o meu segmento mais forte do momento, a experiência aconselhava-me muita prudência para não abusar do ritmo. Ainda assim, na primeira das 4 voltas, com o entusiasmo de estar a ultrapassar outros atletas, abusei um pouco, e tive que corrigir esse deslize nas 3 voltas seguintes. De resto, foi um passeio muito interessante e agradável à beira do Tejo, durante o qual percebi que estou muito bem encaixado na minha fantástica CEEPO Venom. Ao longo do percurso de ciclismo, cumpri o que tinha planeado, ou seja, pedalei sem forçar o ritmo, bebi e comi regularmente, poupando reservas para o terceiro e último segmento da prova.
- Corrida: após 90 quilómetros de bicicleta, fazer 4 voltas de corrida a pé, num percurso que não conhecia e que se revelou muito desgastante, pela irregularidade dos diferentes tipos de piso, e pelas muitas curvas e retornos, que dificultavam a manutenção de um ritmo constante, foi uma tarefa muito difícil, em especial, a partir da 3 volta, inclusive. Quanto acabei o ciclismo, não sabia minimamente como iria reagir o meu organismo a tantos quilómetros e tempo de corrida a pé. Com muita prudência, uma vez mais, refreei o ritmo na primeira das 4 voltas, e à medida que me fui apercebendo que aquele era o ritmo adequado para chegar ao final, todo o esforço foi dirigido para manter as passagens a cada volta na casa dos 20-21 minutos, isto é, ligeiramente acima dos 4 minutos por cada quilómetro. Ainda consegui recuperar mais algumas posições neste segmento, e num derradeiro esforço, cheguei à linha de meta a sprintar com outro triatleta.
Como seria de esperar, e à medida que a temperatura corporal foi baixando, as dores no corpo foram aparecendo, em particular, nos gémeos e Tendões de Aquiles. Também tenho que ir ao Ebay ou ao Miau ver se por lá se vende uma caixinha com pele e unhas para os pés, visto que as anteriores, já eram.
1. Natação (1900metros): 33'54";
2. Ciclismo (90 quilómetros): 2h26'25";
3. Atletismo (20 quilómetros): 1h22'54";
4. Tempo final: 4h27'01";
5. Classificação final absoluta: 48º lugar (372 triatletas à partida e 359 triatletas na linha de meta);
6. Classificação final no escalão 35-39 anos: 9º lugar (95 triatletas);
7. Classificação final absoluta, entre portugueses: 18º lugar (135 triatletas);
8. Classificação final absoluta, entre portugueses, escalão 35-39 anos: 5º lugar (38 triatletas).
Mais informações sobre a prova em:
- Federação de Triatlo de Portugal;
- Triatlo Longo de Lisboa.
9 comentários:
Caro amigo
Parabéns pela excelente prova. O tempo do atletismo deve estar mal, pois 1h e 2 seria um tempo canhão :)
Quanto à água de Aveiro, queria apenas dizer-te que é certamente menos poluida do que aquela onde nadámos em Lisboa. Provavelmente não sabes ainda onde vai ser a natação.
Mais uma vez parabéns, fizeste uma excelente prova.
Olá Miguel,
Obrigado pelo elogio. Fiz literalmente o que o meu corpo me permitiu; não dava mais.
O tempo da corrida já está corrigido.
Correu-te bem a prova?
De facto, não sei onde vamos nadar em Aveiro, mas sei onde têm nadado e não é nada agradável. Se mudarem para melhor, acho positivo.
Boa recuperação e até breve.
Boa Prova Pedro ,estive lá mas ainda não foi desta que te pude cumprimentar,espero que a scienceinsport tenha constituido algum auxilio no meio daquela "dureza" toda. abraço
Olá paulo,
Obrigado!
Foi a dosagem perfeita: Go Electrolyte e GO Gel da Science in Sport - SIS, durante o Ciclismo, e GO Gel durante a corrida. Digestão fácil e rápida, sem azia, nem cólicas e as reservas energéticas com a disponibilidade suficiente para chegar à linha de meta a sprintar :-)
Abraço.
gosto mais assim ;-)
estás finalmente de volta ao TRIATLO e isso é de comemorar...., agora não há volta a dar, vai ser sempre a melhorar!!!
boa prova ;-)
Obrigado David!
Mas quem fez um bom resultado foste tu.
Sim, agora que estou de regresso, quero ver se não perco este vício.
Até breve!
Pois é Pedro... Iniciaste e agora em menos de nada estarás a um bom nível!
Baixar das 4h30 para quem teve tanto tempo parado e com uma pequena limitação no segmento de natação... é sempre de tirar o boné!! :)
Tu e malta da tua equipa estiveram em bom plano, a valiar pelos resultados finais.
Vamos ver se consigo suportar o aumento de carga para melhora um pouco na corrida.
Mas estás enganado; eu não tenho qulquer limitação na Natação, tenho sim, o corpo em forma de arrastão e vai daí que fico cá para trás com o peixe graúdo e mais lento. :-)
Até bre e boa recuperação.
Enviar um comentário