sábado, 17 de abril de 2010

João Garcia atingiu o cume do Annapurna

O alpinista português João Garcia atingiu hoje, às 09.45h (hora de Lisboa) o cume do Annapurna, de 8091 metros, no Nepal, tornando-se o primeiro português a conseguir chegar ao topo das 14 montanhas do mundo acima dos oito mil metros.

João Garcia, de 43 anos, atingiu hoje às 13.30 (hora local no Nepal, 09.45h em Lisboa) o cume do monte nepalês Annapurna, a última das 14 montanhas do mundo acima dos oito mil metros que se propôs escalar.

Ao conseguir hoje este feito, João Garcia é o primeiro alpinista português e o décimo do mundo a completar os catorze picos do planeta acima dos oito mil metros, sem ajuda de oxigénio artificial.

O alpinista português iniciou de imediato a descida que terá de completar antes do anoitecer na região.

Projecto começou em 1993

João Garcia iniciou em 1993 o desafio de atingir os 14 cumes mais altos do mundo que foi conquistando a partir do monte Cho Oyu, na fronteira entre o Tibete e o Nepal, onde subiu aos 8201 metros a 24 de Setembro daquele ano.

No ano seguinte, a 24 de Setembro, João Garcia subiu ao monte Dhaulagiri, na região do Nepal, a 8167 metros.

Depois de um interregno de cinco anos, João Garcia volta em 1999 às grandes montanhas para escalar o Evereste a 18 de maio, escalada que acabaria por lhe deixar várias marcas e o obrigaria a vários meses de recuperação e onde perdeu o seu companheiro de escalada, o belga Pascal Debrower.

Em 2001 João Garcia escalou, entre a China e o Paquistão, o monte Gasherbrum, fazendo o percurso II a 8035 metros ao qual voltaria em 2004 para escalar o monte um a 8068 metros.

Em Maio 2005, entre o Nepal e o Tibete, o alpinista português subiu aos 8516 metros no monte Lhotse para em maio de 2006 subir a 8586 metros entre a Índia e o Nepal no monte Kangchenjunga.

No mesmo ano, em Outubro, João Garcia regressa às alturas para escalar no Tibete o monte Sisha Pangma a 8013 metros, aventura onde perdeu mais um amigo, o português Bruno Carvalho que não sobreviveu a uma queda.

O famoso K2 entre a China e o Paquistão e a 8611 metros de altura foi escalado em Julho de 2007 e o Makalu, entre o Nepal e o Tibete e 8463 metros, é conquistado em Maio de 2008, dois meses antes de subir ao Broad Peak, a 8047 metros, entre o Paquistão e a China que fez em Julho.

Em 2009, o alpinista português conquistou mais duas etapas do seu objectivo: em Abril subiu aos 8163 metros no monte nepalês de Maslu e em Julho, no Paquistão, ao monte Nanga Parbat.

Hoje concluiu o projecto de subir as 14 montanhas mais altas do mundo.

Fonte: Diário de Notícias
---------------------------------------------------------------------------------
Esta notícia tem para mim duplo valor; primeiro, porque está relacionada com a conquista de um objectivo global notável a nível planetário, e directamente relacionado com a actividade física, e; segundo, porque, é mais uma prova de que, nós Portugueses, somo iguais ou melhores que os outros povos dos pomposamente designados "países desenvolvidos". O João Garcia, tal como muitos outros portugueses noutras áreas, ousou lançar-se numa grande epopeia, para vencer o seu desafio; planeou a longo prazo, procurou apoios (nunca suficientes), cumpriu etapa a etapa, sofreu várias e terríveis contrariedades e nunca desistiu, lutou muito, e a recompensa final foi a concretização do seu sonho, da sua ambição, cumprindo o objectivo definido há muitos anos atrás. No actual contexto da sociedade portuguesa, o exemplo deste homem, deveria servir de inspiração a todos nós.

Sem comentários: