sexta-feira, 9 de abril de 2010

X-Terra Portugal | Figueira da Foz | 3 de Abril de 2010

Tenho de admitir que o X-Terra Portugal, realizado no dia 3 de Abril, na Figueira da Foz, foi uma exigente, desafiante e, simultâneamente, agradável surpresa a todos os níveis. Estão de parabéns a GEAPRO e a Federação de Triatlo de Portugal.
Lá bem atrás, algures na molhada, estava eu à espera que a água aquecesse um pouco. Em vão! tivemos que nadar os 1500 metros numa água levemente estimulante, quer dizer, com 14 graus centígrados, segundo os entendidos no assunto.

Partindo na cauda do pelotão, sem aquecimento e a bater o dente com frio, lá cumpri a minha obrigação, ou seja, durante 30 minutos, mais parecia um arrastão e a saturação, mas também o alívio à saída da água ficam bem registados na foto seguinte.


Feita a muda da roupa e concluída a primeira transição, fiz o segmento de BTT a recuperar imensas posições, aproveitando para me divertir no exigente percurso da prova, mas evitando ao máximo as quedas por excesso de confiança e de velocidade.
Parti para o último segmento - a corrida a pé -, com alguma reserva de energia, mas sem saber minimamente o que me esperava e, tão pouco, a que ritmo poderia correr. Foi simples: entre alcatrão, mato, relva, empedrado, lama, escadas e (muita) areia, corri como pude até chegar à meta, satisfeitinho da vida, por concluir uma prova que merece muitos mais participantes e público.

Balanço final:
1. Classificação absoluta: 49º lugar, em 2:54:13. Alinharam à partida 146 triatletas;
2. Classificação final não contabilizando os atletas do escalão "Pro": 21º lugar;
3. Classificação no escalão 35-39 anos: 7º lugar, em 27 triatletas;
4. Classificação colectiva: 2º lugar, em 10 equipas. Por incrível e estranho que pareça, fui o 3º elemento da equipa.
Mais informações sobre a prova em:

1.
Federação de Triatlo de Portugal;

Sem comentários: