segunda-feira, 23 de abril de 2012

Duatlo de Torres Vedras 2012 - Balanço

Ao contrário do ano passado, o Duatlo de Torres Vedras 2012 teve a adesão de atletas e público que a prova merece. Desta vez, o número de participantes foi mais do dobro da edição anterior, e desta forma, o Campeonato Nacional de Duatlo Individual recuperou o interesse e a notoriedade que deve caracterizar uma prova que atribui os títulos individuais de campeões nacionais no Duatlo.

Mas quem foi para a prova a pensar que era fácil, devido às muitas voltas a cada percurso, nos vários segmentos, cedo percebeu que o percurso de corrida é muito desgastante, devido às várias curvas e contracurvas, bem como os vários tipos de piso onde se corria, e no ciclismo, pelo menos para quem vai na frente, as 3 rotundas e 3 rampas, ao fim de 6 voltas deixam marcas de desgaste físico para aguentar nas 2 últimas voltas finais de corrida.

Ainda a recuperar de algumas mazelas com origem na jornada dupla do Duatlo de Fátima, por precaução, fiz uma corrida inicial em progressão, aproveitando assim para atacar a primeira transição com muita rapidez, de modo a levar na roda o menor número de adversários. À medida que fui recuperando posições, tentei angariar colaboradores para dividir esforços, com o objetivo de chegar o mais próximo possível aos grupos que seguiam à minha frente. Mas a dada altura, a colaboração organizada deixou de existir e nem à força de mudanças de ritmo bruscas os "penduras" largavam a roda de quem se esforçava e ambicionava ganhar mais umas posições. 

E assim chegou à segunda transição um grupo com cerca de 30 duatletas, onde cada um vez pela sua vidinha, na azáfama do "descalça-desmonta-arruma-calça e baza daqui senão os lobos apanham-te". Não foi mau, ainda assim, mesmo entrando em segundo no parque de transição só me passaram 9 mafarricos na corrida final, a qual foi sempre a esticar ao máximo.

Por último, o destaque vai para o 10º lugar coletivo do Ateneu Artístico Cartaxense em 26 equipas que pontuaram nesta prova a contar para o Campeonato Nacional de Clubes. Constituída integralmente por atletas seniores e veteranos, todos amadores e trabalhadores, e na sua esmagadora maioria com família constituída, têm feito um esforço suplementar no seu quotidiano para treinar regulamente e assim poder evoluir de forma consistente. Os resultados estão à vista! Parabéns malta! 

Resumo da prova:
1. Corrida (9.5 kms): 0:33:28, 38º parcial;
2. Ciclismo (38 kms):  1:01:05, 6º parcial;
3. Corrida (4.8 kms): 0:17:21, 28º parcial;
4. Tempo final: 0:59:43;
5. Classificação absoluta: 24º lugar absoluto (183 duatletas na linha de partida e 179 duatletas na linha de meta;
6. Classificação no escalão sénior: 13º classificado, em 78 participantes.
7. Classificação coletiva do Ateneu Artístico Cartaxense: 10º lugar (26 equipas pontuadas).
Mais informações em:Federação de Triatlo de Portugal

4 comentários:

Paulo Renato Santos disse...

depois de um hamburger mal passado, fizeste a recuperação instantânea... LOL

bons treinos

Hugo Gomes disse...

Parabéns pela prova Pedro.
Em relação ao ciclismo só te posso agradecer pelo teu trabalho, sem ti as coisas seriam certamente diferentes.
Um abraço!

Triatleta disse...

Obrigado!

Depois de tanto rebocar o pelotão
Fui comer um hamburgão!

Abraço.

Jordão Alves disse...

Sempre em forma e com uma regularidade fantástica, continuação bons treinos!!!