sexta-feira, 13 de abril de 2012

Mais civismo

Em vários países civilizados, os cidadãos são de tal forma bem educados e cumpridores dos seus deveres cívicos, ao ponto de, por exemplo, num parque de estacionamento da empresa onde trabalham, os primeiros trabalhadores a chegar, estacionam o seu veículo nos locais mais distantes do acesso à entrada da empresa. E para quê? Para que os restantes colegas de trabalho, se chegarem atrasados, não perderem tempo a procurar um lugar vago e terem a certeza que esses lugares existem próximo da porta que dá acesso ao seu posto de trabalho.

Nós por cá, num suposto país em desenvolvimento (de quê?), não raras as vezes, constatamos, ainda em relação a lugares de estacionamento, a existência dos referidos espaços distinguidos com cor azul ou amarela, e destinados a grávidas, idosos ou deficientes motores, ocupados intencional e despreocupadamente por "cidadãos"(?), sem qualquer problema de saúde, aparentemente. Pergunto-me repetidamente quando detecto estes casos: "Qual será a doença desta pessoa: cegueira total? ou burrice?"

Com este tipo de mentalidade reduzida ao seu próprio umbigo, como podemos ter uma população progressivamente mais bem educada, respeitadora das leis, das regras e dos direitos dos outros?

Virando a agulha para o desporto, com este tipo de mentalidade, como podemos ter uma população progressivamente mais ativa, mais saudável, mais compreensiva e apoiante em relação à atividade físico-desportiva?

Sem comentários: