domingo, 2 de outubro de 2011

C.N. Triatlo Olímpico 2011, Abrantes: balanço final

Demasiado calor, demasiado vento, demasiadas voltas, demasiados retornos, demasiadas rampas, demasiado técnico, demasiado duro: adorei o Triatlo Olímpico de Abrantes 2011!

Em provas com este nível de exigência, segmento a segmento, ficam claramente expostos os pontos fortes e o pontos fracos de cada triatleta, não havendo grande margem para erros, descanso ou aproveitar o esforço de terceiros.

Convém recordar o seguinte: dos mais de 240 triatletas que compunham o ranking do Campeonato Nacional de Triatlo Olímpico, a Federação de Triatlo de Portugal, apurou e seleccionou para a prova final, com pontuação dobrar, apenas 88 a triatletas, 76 dos quais alinharam à partida. 

Alinhei à partida para esta prova - o último Triatlo de 2011 -, em representação do SPORT UNIÃO COLARENSE, num estado de forma muito interessante, tendo em conta que já estou há 13 meses seguidos a treinar.

No segmento de natação, apesar de ter imprimido um ritmo de braçada forte e conseguir uma boa navegação, com um tempo final dentro do esperado, cheguei ao parque de transição e deparo-me com o cenário já esperado: praticamente já toda a malta se tinha ido embora dar as suas 6 voltinhas de bicicleta, sem esperar, nem se despedir.

No ciclismo, o filme habitual...ou talvez não. Durante 6 voltas, encontrar calor e vento, subir 12 rampas e fazer 18 retornos, mói os presuntos a qualquer verdadeiro artista do pedal. Fiz o que esperava de mim próprio, e sem pedalar a fundo, recuperei imensas posições, e não estranhei não ter dado grandes boléias a outros participantes.

No segmento final, esperava pagar caro o esforço despendido no ciclismo, mas logo após a 2ª das 4 voltas de corrida, a caldeira aqueceu graças a um motor diesel que está a reaprender a lidar com estes assuntos, permitindo-me ultrapassar todos os adversários que estavam a meu alcance.

Um balanço final muito positivo, embora com a sempre presente sensação de que estou a ficar dentro de água mais 2-3 minutos do que aquilo que está ao meu alcance.

Veremos como será em 2012 !?

Resumo:
» Natação (1500 metros): 28:06, 59º tempo parcial;
» Ciclismo (40 quilómetros): 1:07:49, 18º tempo parcial;
» Atletismo (10 quilómetros): 37:59, 13º tempo parcial;
» Tempo final: 2:15:34;
» Classificação final absoluta: 21º lugar absoluto (66 triatletas na linha de meta);
» 18º Português (3 triatletas brasileiros à minha frente);
» 13º Sénior (39 triatletas).


Informação detalhada sobre a prova em:
FEDERAÇÃO DE TRIATLO DE PORTUGAL

5 comentários:

Hugo Gomes disse...

Muitos parabéns Pedro!
Foi uma bela forma de encerrar a época de 2011.
O teu (bom) segmento de ciclismo já não me espanta mas a tua corrida foi fantástica.
Um abraço!

Triatleta disse...

Obrigado Hugo!

Consegui gerir bem a coisa até ao final.

Mas a época ainda não acabou ;-)

Falta o Duatlo do Festival Bike e a Maratona Cidade do Porto...carago.

Um abraço.

João Correia disse...

Forte Tri-Pê,
uma questão; a natacinha foi com "albarda" ou sem? A correr estás uma máquina, melhoraste muito relativamente a Aveiro. Vai ser interessante essa maratona nortenha.
13 meses treinando só prova que tens sido um bom gestor do assunto.
Grande abraço, companheiro.

Triatleta disse...

Obrigado João!

O afogamento foi com fato, mas em água doce (Rio Tejo), cuja parte final tinha legeira (para mim muita) corrente.

A Maratona Cidade do Porto vai ser para acompanhar o meu pupilo e fazer turicorrida.

Um abraço e muita saúde!

Jordão Alves disse...

Grande prestação o que não me espanta sabendo como es determinado e organizado só podias estar contente, é o fruto da dedicação! Parabéns mais uma vez " nunca esquecer que estas a comparar-te entre 18 triatletas que a maior parte deles esta ligado a um centro de alto rendimento e com uma media de 10 anos a menos do que tu e eu"
Um Abraço.