domingo, 19 de setembro de 2010

Dia zero, começa a 21 de Setembro de 2010

Quando se aprende a nadar tarde - no meu caso, aos 18 anos -, é praticamente impossível vir a ser um nadador propriamente dito, e o melhor que pode acontecer, é disfarçar, com muita persistência, muito treino e bons treinadores, uma tardia aprendizagem das técnicas de nado.

Aos 36 anos de idade, jamais conseguirei atingir qualquer um dos patamares anteriores. Mas teimoso como sempre me conheci, ainda não será desta vez que vou desistir de evoluir consideravelmente em meio aquático. Bom, tendo em conta o nível tartaruga reumática em que me encontro, não vou chegar a golfinho, mas talvez me fique pelo nível lontra...asmática.

Na procura de respostas para o meu eterno problema, ponderei várias hipóteses, contemplando, antes de tomar a decisão final, a análise de vários factores, tais como: orientação técnica presencial regular, proximidade do local de treino, custos totais (inscrição, mensalidade, despesas de deslocação).

Analisados os prós e contras de cada uma das hipóteses, possivelmente, para admiração de muita gente, a opção final recaiu sobre as Piscinas Municipais na Benedita, Concelho de Alcobaça.

Não vou perder tempo, a escalpelizar cada um dos argumentos conducentes à referida opção, até porque, não devo nada a ninguém, muito menos, justificações. Certo é que não mudei o meu "centro de treino aquático" por capricho, mas sim por necessidade, visto não encontrar nas outras opções, o conjunto de soluções necessárias a um nível de afogamento triatlético, progressivamente menor.

Porém, o motivo principal para este grande investimento em tempo e dinheiro, está directamente relacionado com a possibilidade de treinar regularmente, sob orientação técnica do treinador principal do Benedita Sport Clube Natação, o técnico Bruno Dias, ex-nadador do Sport Algés e Dafundo, licenciado em Treino Desportivo - Natação, na Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

Provavelmente, o Bruno Dias será um técnico de natação desconhecido do grande público. No entanto, entre outros, já treinou, "apenas", os seguintes atletas: os nadadores Miguel Lopes, recém contratado pelo Sporting Clube de Portugal, e Pedro Oliveira, atleta olímpico do Clube de Natação de Rio Maior, bem como, o triatleta João Silva. Sim, esse mesmo, o Bi-Campeão da Europa de Triatlo em Sub-23 e 5º classificado no Campeonato do Mundo de Triatlo de 2010.

Calma lá! O homem - Bruno Dias -, não faz milagres, é certo. Caso contrário, a piscina estaria a abarrotar. Mas confio no trabalho do Bruno, e um pouco no meu esforço, já agora.

Que fique bem claro: se não se registar evolução siginficativa, de certeza, deve-se exclusivamente à espécie rara de ex-futuro-pseudo-nadador em que me metamorfesiei ao longos dos anos.

Vai ser giro, tentar ir nos pés dos miúdos do BSCN, com os braços a arder. Por outro lado, também já deve faltar pouco tempo, para o meu filho ser mais rápido que eu dentro de água. E atenção, que o puto só vai precisar de bater pernas para me ultrapassar, quando eu estiver em estilo câmara-lenta a dar o máximo.

Terça-feira, 21 de Setembro, já vai ser dia de trabalho!

5 comentários:

Mark V disse...

Viva Pedro,

Um treinador não "joga" mas faz a equipa ganhar dentro do campo.
A vontade que tens de melhorar vai prevalecer e não tenho dúvidas que a persistência vai dar frutos!

Boas contagens de azulejos! :D
Abraço
Mark

Triatleta disse...

Obrigado Mark.

Vou tentar fazer a minha parte de serviço.

E tu tens treinado?

Um abraço.

sica disse...

Estou a ver que vais ser mais um rendido aos sprints em 2011 ;).
Dá-lhe forte.

Triatleta disse...

Nada disso Paulo!
O objectivo principal é uma prova longa.
Os sprints servem apenas para aquecimento e afinação da forma para o IRONMAN.
Força aí para o resto desta época.

Sugarstorm disse...

Então esse 1º treino?
Correu bem?
Podes elaborar, ou é segredo entre tu e o Bruno?
Estou em pulgas para ver esses resultados...