quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Aldeias de Crianças SOS



Conceito

Uma nova vida para crianças desprotegidas

As Aldeias de Crianças SOS têm a sua origem na Áustria. O seu fundador Hermann Gmeiner conseguiu aplicar uma ideia fundamental e realizar um sonho: dar uma mãe, irmãos, irmãs, uma família e um lar às crianças órfãs e abandonadas da 2ª Guerra Mundial. Em 1949, em Imst, nasceu a primeira destas aldeias familiares.

15 anos depois, em 1964, é fundada a Associação das Aldeias de Crianças SOS Portugal, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), reconhecida como pessoa colectiva de Utilidade Pública. Tem como objectivo o acolhimento de crianças órfãs, abandonadas ou pertencentes a famílias de risco que não podem cuidar delas, Oferecemos-lhes amor e um lar, numa família, para que se sintam acarinhadas, apoiadas e protegidas, dando-lhes a oportunidade de construir laços familiares duradouros, obter uma formação sólida e desenvolver-se de forma saudável até à sua plena autonomia e integração na sociedade.

A primeira Aldeia de Crianças SOS de Portugal foi inaugurada em 1967 em Bicesse. Hoje existem três no total: em Bicesse (Cascais), em Gulpilhares (V.N.Gaia) e na Guarda, acolhendo cerca de 120 crianças e jovens. E ainda o Centro Juvenil em Rio Maior para os adolescentes criados nas aldeias que frequentam cursos de formação profissional e o Centro Social “Arco-Íris” em Bicesse de apoio às mães SOS reformadas e a pessoas idosas da comunidade.

Nas Aldeias de Crianças SOS, acompanhamos as transformações da sociedade, buscando novas soluções para as carências na área social. Actualmente, os nossos programas centram-se sobretudo na resposta às necessidades das crianças e na defesa dos seus direitos. Assim, através do desenvolvimento de Programas de Fortalecimento Familiar, procuramos dar condições às famílias para melhor protegerem e cuidarem das suas crianças, combatendo o abandono e promovendo a manutenção da família biológica.

A Associação é membro da SOS Kinderdorf International – organização não governamental internacional de ajuda às crianças a nível mundial, activa na defesa dos direitos das crianças desde 1949, hoje presente em 132 países e membro consultivo do Conselho Económico e Social das Nações Unidas. A SOS-Kinderdorf Internacional actua como uma organização de desenvolvimento social independente, respeitando as várias religiões e culturas, e trabalha em países e comunidades onde a sua missão pode contribuir para o desenvolvimento. Trabalha no espírito da Convenção das Nações Unidas em relação aos Direitos da Criança e promove estes direitos por todo o Mundo.

Números que ajudam

Existem hoje 500 Aldeias de Crianças SOS em todo o mundo, que oferecem um lar a 60.000 crianças.

Nos Programas de Fortalecimento Familiar são assistidas 125.000 crianças. Um conjunto de 2.000 instituições SOS (jardins de infância, lares de jovens, escolas, centros sociais e médicos) presta auxílio a mais de 1.270.000 beneficiários em 132 países.

Contactos

Para qualquer questão ou comentário relativo a estes aspectos ou outros no nosso website poderá contactar para:

Associação das Aldeias de Crianças SOS Portugal
Rua José Dias Coelho, Nº 40, R/C Dtº
1300-329 LISBOA
Tel: 213 616 950
Fax.: 213 616 959
Email: portugal@aldeias-sos.org
Website: http://www.aldeias-sos.org

Sem comentários: