domingo, 7 de fevereiro de 2010

A 14.ª edição do Duatlo das Lezírias - Troféu José Luís Matos, serviu como prova de abertura da época desportiva de 2010 da Federação de Triatlo Portugal. Duatletas, triatletas, corredores de meio-fundo e fundo, ciclistas de estrada e BTT, bem como muitos outros participantes com ou sem origem noutra modalidade desportiva de competição, participaram na prova principal, ou seja, a Taça de Portugal PORterra, contribuindo para o imenso pelotão de quase 600 participantes.
A lezíria é plana e, como tal, a prova desenrolou-se sempre em elevado ritmo competitivo e reduzido grau de exigência técnica, proporcionando um alongar do pelotão, mas também a formação de imensos grupos, à medida que os quilómetros foram sendo percorridos.
Em Portugal, nunca tinha participado num competição de Duatlo ou Triatlo com tantos participantes e, exceptuando uma parte perigosa do percurso, durante a qual os participantes se cruzavam em sentido contrário, adorei este regresso às provas como atleta filiado pelo Tri-Oeste - Clube de Triatlo do Oeste.
Quanto ao meu desempenho:

- 36º Absoluto e 20º Sénior em 568 particantes na linha de meta;

- 7ª Equipa em 45 classificadas;

- Parciais de 23:06 na 1ª corrida a pé de 6 km (79º tempo), 51:18 nos 28 kms em bicicleta (17º tempo, média de 34km/h e obrigado ao atleta do Galitos de Aveiro: grande máquina a rolar!!!) e 10:46 na 2ª corrida a pé de 3kms. Perdi "apenas" 6:43 para o vencedor da prova, o João Silva do C.O.O.;

- conclusão: só com treinos contínuos desde Outubro de 2009 - incluindo a corrida a pé de 1:12, seguindo-se 2:15 de ciclismo no dia anterior -, e uma taxa de hematócrito de 40,6% (o valor mínimo para o cidadão comum não-desportista é de 42%) a indicar pré-anemia, acho que se chegar vivo até 18 de Julho, resultados interessantes se poderão esperar deste teimoso pré-veterano de 35 anos.

Sem comentários: