domingo, 29 de novembro de 2009

A propósito do novo treinador da Vanessa fernandes - I

O Prof. Paulo Colaço é oficialmente o principal responsável pelo processo de treino da triatleta Vanessa Fernandes. Quando esta notícia passou a ser do domínio público, muita gente se interrogou sobre quem é o prof. Paulo Colaço. Como bons portugueses que somos, criticamos e ironizamos muito acerca do trabalho dos outros, mas queremos passar despercebidos quanto ao nosso trabalho, ou à ausência deste.

Especificamente, em termos de notoriedade no Triatlo/Duatlo, e só para citar alguns exemplos, quem era o:

- Sérgio Santos, antes de ir trabalhar para a FTP?

- António Jourdan, antes de ir trabalhar para a FTP?

- José Santos, antes de treinar o Sérgio Silva?

- José Ribeiro, antes de treinar o Duarte Marques?

- Paulo Sousa, antes de treinar o Sérgio Marques e Pedro Gomes?

- Nuno Calvário, antes de treinar o João Pereira?

Antes dos seus melhores atletas obterem resultados de relevo, estes técnicos, tinham algum trabalho na modalidade, mas nada daquilo que é hoje - e ainda poderá ser melhor no futuro -, e, como tal, não lhes era dado grandes créditos ou atenção. Depois de muitas experiências, muitas tentativas, muitos erros, mas também os resultados que se lhes conhecem, uma coisa não se pode negar: foram persistentes e tiveram trabalho para atingirem esses resultados com os seus atletas.

É normal, em Portugal, um treinador, antes de obter resultados relevantes, ser considerado uma "besta", no sentido de ser um ignorante ou incapaz, mas se provar o contrário, passará rapidamente a ser bestial. Melhor ainda: será admirado por todos, porque tem métodos de treino inovadores, revolucionários até.

E se, de facto, um treinador completamente desconhecido, passar a treinar um atleta extremamente talentoso que é também ele desconhecido e, fruto do trabalho diário, esse atleta obtém elevadas performances desportivas? Não deixará ele de ser olhado com desdém por certas pessoas e passará a ser mais respeitado?

Voltando ao Prof. Paulo Colaço, por quê duvidar das capacidades de alguém que já foi atleta, tem formação académica superior na área desportiva, tem resultados como cientista/investigador e tem resultados como treinador?

Parafraseando alguém muito conhecido: "Deixem-nos trabalhar!"

Notícias acerca do Prof. Paulo Colaço:

1. No site da Federação de Triatlo de Portugal;

2. No jornal O Jogo.

Sem comentários: