domingo, 20 de setembro de 2009

IV Passeio BTT de Alguber

Não estava na minha agenda inicial realizar este passeio, mas tendo em conta a proximidade do local da prova, levantei-me cedo e fiz os 7 quilómetros que distam entre a minha casa a povoação de Alguber, contribuindo com a minha presença no evento realizado pelos vizinhos Falcões do Montejunto. Dada a feroz concorrência de outros passeios e provas geograficamente próximas, o IV Passeio de Alguber teve muitas dezenas de participantes, mas julgo eu, deve ter ficado aquém das expectativas e do empenho das pessoas da organização, que colocaram no terreno um passeio com duas distâncias distintas (25 e 60 quilómetros), bem marcado - apesar de alguém mal intencionado tirar umas quantas fitas -, com estradões e trilhos muito acessíveis física e tecnicamente, abastecimentos essenciais, banhos e almoço final. Pessoalmente, faço duas sugestões: primeira, assinalar mais e melhor todos os locais potencialmente perigosos; segundo, ter à disposição alguns meios de emergência em locais estratégicos e no final da prova.
Quanto à minha prestação neste passeio-prova - havia prémios monetários para os 3 primeiros dos 60 quilómetros -, acho que podia ter sido dramático, porque não é todos os dias que um Pinheiro tenta fugir ao eucalipto, na tentativa desesperada de evitar uma relação amorosa intempestiva. Mas foi impossível fugir ao destino e lá fiquei durante alguns segundos abraçado à árvore, até que a mesma decidisse seguir o meu percurso. Meio atordoado com esta inesperada relação não-consensual, verifiquei os danos físicos e materiais e, como estava em condições mínimas de continuar em prova, montei na amiga de duas rodas e lá fui pedalando e lambendo as feridas até fim da prova, terminando em 4º lugar ao sprint - as provas só terminam no risco de meta -, ultrapassando o outro colega de muito quilómetros. Ganhou o Gonçalo Penedo (Ota/R Bikes), com cerca de 10 minutos de avanço para mim.
Durante alguns dias, vou antecipando as sensações da "idade do condor", pois há medida que me mexo é condor aqui, condor ali, condor acolá...

Sem comentários: