domingo, 9 de dezembro de 2012

MERIDA RM Tour | Etapa 2 | Ribeira de S. João

No sábado, 17 de novembro de 2012, realizei a segunda etapa da iniciativa MERIDA RM Tour.

Apesar de não ser originário desta freguesia, devido à intensa atividade desportiva, ao longo de muito anos, realizei várias centenas de treinos e competições de Atletismo em Ribeira de S.João, em particular, na pista de atletismo em "cinza" do Campo de Jogos de Santa Bárbara, mas também alguns jogos de Futebol de 11 (INATEL) e a estafeta nacional do INATEL Ribeira de S.João - Foz do Arelho, além de várias rpovas do Torneio das Freguesias do Concelho de Rio Maior.

Freguesia criada em 16 de Maio de 1984 é atravessada pela E.N. 114 e situa-se a 8 Km a sul da sede do concelho e a 22 Km de Santarém. Tem 7,99 Km2 de área e 579 habitantes (censos 2001). Trata-se de uma zona agrícola, sendo a indústria e a pecuária, as suas atividades principaisOs locais a visitar são: a Capela de Nossa Senhora da Barreira, as várias fontes, das quais destacamos a Fonte da Alouzela onde está inserido o Parque de Merendas (70 pessoas sentadas), sendo um dos melhores do concelho, a sede da Freguesia, o Centro Cívico e o Largo Luís Calado Vicente, e a Quinta da Ferraria. Projetos: construção do Lar de Idosos “A Casa da Ribeira” (18 quartos).
 
Orago: Nossa Senhora da Barreira, cujos festejos tradicionais em sua honra remontam a 1894 e realizavam-se no Domingo do Espírito Santo.


Sobre o passado e o presente da freguesia de Ribeira de São João, podem ser consultadas mais informações nas seguintes ligações:
  
MERIDA RM Tour tem o apoio de:

Sem comentários: