segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Época desportiva de 2012: balanço final

Introdução  em jeito de conclusão

A época desportiva de 2012, ao serviço do Ateneu Artístico Cartaxense, representou para mim numa experiência e saldo extremamente positivos, quer em termos de resultados individuais e coletivos, como também pelo facto de a minha saúde e motivação me permitirem treinar e competir regularmente, proporcionado-me imensas horas de prazer na prática da modalidade que mais gosto, em conjunto com muitos amigos, colegas de equipa e adversários.

Ao longo da época que agora termina, alinhei à partida para vinte e três competições. Infelizmente e contra a minha vontade, não foi possível chegar à linha de meta em todas as competições. 

Em termos de categorias, ficou assim dividido: 
1) Cinco duatlos PorTerra;
2) Dois duatlos sprint, em estrada; 
3) Um duatlo super sprint por estafestas, em estrada;
4) Um duatlo standard, em estrada;
5) Seis triatlos sprint, em estrada;
6) Um triatlo super sprint por estafestas, em estrada;
8)  Três triatlos olímpicos, em estrada;
7) Quatro triatlos longos, na distância de 1/2 ironman;

Pontos negros

Preferia não ter que escrever as linhas que se seguem. Mas não posso evitar deixar registados dois momentos que me afetaram a vários níveis no decorrer da época de 2012: o primeiro momento, foi a desistência no Triatlo de Montemor-o-Velho, devido à corrente partida, a uma semana do Triatlo Longo de S.Jacinto; o segundo momento, mais grave e que poderia ter sido mortal, foi a queda no Triatlo de Lisboa, devido a um dos inúmeros buracos no pavimento da Avenida de Brasília, num percurso que a anterior direção da Federação de Triatlo de Portugal aprovou e que a Câmara Municipal de Lisboa impôs mas não fez qualquer reparação para minimizar o perigo eminente, comprovado pelas dezenas de quedas e consequentes desistências de triatletas. No meu caso particular, felizmente, posso estar a escrever estas linhas e ouvir as minhas filhas recém nascidas a chorar, mas as dores no corpo e o prejuízo de mais de dois mil euros, devido ao quadro da bicicleta partido e inutilizado, até ao momento mão foram compensados pela Câmara Municipal de Lisboa. Eis o resultado final, do qual ainda tenho expetativas em relação ao pedido de indemnização formalizado:














Pontos altos

Em termos de resultados desportivos, a nível coletivo, foi uma época extraodinária para o Ateneu Artístico Cartaxense, graças à regularidade na participação em provas por parte de um grupo restrito de atletas - no qual orgulhosamente me incluo -, os quais foram alcançando pontos e amealhando classificações que catapultaram a equipa até ao 13º lugar do Campeonato Nacional de Clubes Masculinos, num total de 61 equipas pontuadas.

Em termos de resultados individuais, consegui que dois dos três picos de forma desportiva planeados, resultassem em performances desportivas (para mim) de muito bom nível. Refiro-me aos seguintes resultados:
- 12º lugar absoluto, 11º sénior, 10º Português e 1º lugar no escalão 35-39 anos, em 4 horas 18 minutos e 4 segundos, no Campeonato Nacional de Triatlo Longo (1900m a nadar, 90 kms a pedalar e 21,1 a correr a pé), em S.Jacinto, Aveiro, e;
- 3º lugar no escalão 35-39 anos, no Campeonato Nacional de Triatlo por Grupos de Idades, em Peniche.

Outro resultado muito interessante foi alcançado através do 18º lugar absoluto, 10º Português, no Triatlo Longo Internacional de Lisboa, em 361 atletas chegados à meta.

Agradecimentos finais

Ao longa da época de 2012, quero agradecer em particular:
 - ao Ateneu Artístico Cartaxanse, na pessoa do José João Gameiro, por tudo o que me proporcionou de condições para competir ao longo da época;
- aos meus ex-colegas de equipa e ainda amigos do AAC, pela muitas horas de boa disposição, companheirismo e paciência. Não é fácil aturar-me a mim próprio e imagino como será com os outros;
- ao Bruno dias, meu treinador de natação no Benedita Sport Clube, pela amizade, ajuda, colaboração e muita paciência ao longo de duas épocas;
- à Benebike pelo apoio técnico e facilidades concedidas;
- à Megamaior, pelo apoio a nível informático;
- à JUZO e Ortomaior, pelas fantásticas meias de compressão.

Em preparação está a época de 2013, ao longo da qual, por certo, irei estar ainda mais limitado para treinar e sobretudo, para competir regularmente. Ainda assim, sempre que alinhar à partida numa competição, o clube ao qual irei pertencer na próxima temporada, poderá contar com a minha motivação, esforço e empenho para que o OEIRAS SPORT CLUBE / INTERNATIONAL POLICE ASSOCIATION e todos os patrocinadores da equipa sejam devidamente promovidos e dignificados, através da postura correta e dos resultados individuais e coletivos que se desejam vir a alcançar.

Sem comentários: