domingo, 7 de outubro de 2012

Triatlo de Lisboa | 07/10/2012 | Balanço

Na zona de chegada, o pessoal perguntava: "Então, como te correu?"
Ao que respondia: "Não cheguei a correr" :-)

A justificação, óbvia, está na foto à esquerda.

No dia em que fiz um segmento de natação muito bom (para o meu nível, claro), recuperei imensas posições no ciclismo, como é habitual, e num distração entre dois atletas que seguiam à minha frente, foi impossível evitar o embate, a queda, os atropelamentos e uma despesa de 2000€ que ninguém (a não ser o próprio) vai ter que assumir. Sim, porque nós os atletas, gostamos muito da nossa modalidade e aceitamos qualquer percurso de ciclismo, com imensos buracos e zonas de circulação com dimensões e marcações variáveis e duvidosas, como foi o caso do Triatlo de Lisboa. Não é normal, numa mesma prova, desistirem quase 50 participantes, ou seja, cerca de 25% dos inscritos!


Conclusão: um desses buracos provocou a queda dos atletas que seguiram à minha frente e em consequência disso, parti o quadro da bicicleta. 

Mas antes o quadro de carbono que os meus ricos ossos. Embora vá andar uma semana a lamber feridas e a procurar a melhor posição para dormir com o mínimo de incómodo.

Quanto aos estragos - meus e de muitos outros atletas -, o seguro da FTP não cobre e para mover uma ação contra a entidade responsável pelo estado da via, com tanta burocracia e empurra para lá de responsabilidades, só iria ter resultados práticos quando a troika for embora, ou seja, lá para 2050.

Conclusão: termino os triatlos de 2012 da pior maneira e se quiser outra bicicleta terei que me desenrascar e pagar...se quiser.
 
Para mais tarde recordar...

Informações em: Federação de Triatlo de Portugal
 

Próxima e última prova prova da época: Duatlo Por Terra do Festival Bike em Santarém, no dia 21 de outubro de 2012.

9 comentários:

sica disse...

Pedro, é tremendo acabar assim a época, ninguém merece mas tu que andas sempre lá na frente no unico momento que decides descansar...acontece isto, uma lotaria este segmento de ciclismo.
um abraço e rapidas melhoras

Bluewater68 disse...

Pedro, no site da Federação, nem uma linha sobre essas quedas ou sobre o número anormal de desistências. Creio que a respeito disso só li alguma coisa num post que a FTP publicou ontem no Facebook. E se pensarmos que é o triatlo da capital e uma das raras provas na distância olímpica, mais razões haveriam para um maior cuidado por parte da organização.
Vá lá, não houve ossos partidos, mas houve feridas e um prejuízo bastante considerável, ainda mais numa altura que não favorece gastos imprevistos.
Votos de rápidas melhoras e que a época de 2013 faça esquecer este acidente com grandes conquistas desportivas.
Luis Santos
(Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

Bluewater68 disse...

As palavras da FTP sobre os incidentes:
«Resta-nos agradecer a presença de todos em hoje em Belém, desejar rápidas melhoras a quem se viu envolvido em quedas e lembrar que na próxima semana temos o Duatlo do Sistema Solar em Estremo»

Triatleta disse...

São palavras reconfortantes,especialmente para quem tem dores e dificuldades em mover-se e uma conta de várias centenas de euros para pagar.

Triatleta disse...

Obrigado Paulo!

Segundos antes daquilo acontecer, estava a preparar-me para atacar e fazer uma tentativa de fuga :-)

Não deveria ter pensado, deveria ter feito.

Abraço.

Hugo Gomes disse...

Não há muito a dizer numa situação destas companheiro!...
Lamentar os estragos (físicos e materiais) e pensar que, pelo menos, não partiste nada.
Infelizmente está a tornar-se comum este tipo de situação.
Um abraço e boa (e rápida) recuperação!

Triatleta disse...

Verdade Hugo.

Obrigado.

Grande abraço.

IronMena disse...

aderPuxa! Eu que não pude ir e fiquei cheia de pena, agora penso que talvez tenha sido a minha sorte não estar lá..

Lamento saber do que se passou, aind apara mais porque os estragos físicos e materiais ficam sempre por conta dos atletas. As nossas estardas são um horror e a desresponsabilização de quem de direito (a nível camarário e da FTP) é uma realidade difícil de engolir.
Faço votos para que tal não te impeça de participar futuramente, fazes falta! :-)
Boa recuperação.

Triatleta disse...

Obrigado Mena!

Sim, tiveste muita sorte em não participar na prova ;-)

Saúde!