segunda-feira, 4 de junho de 2012

Triatlo de Peniche | 02/06/2012 | Balanço


No sábado, 2 de junho de 2012, em representação do Ateneu Artístico Cartaxense, participei no XXIX Triatlo de Peniche, disputando o Campeonato Nacional por Grupos de Idade, em especial, o grupo dos 35-39 anos.

Foi um "3 x 3 x 3 x 3 x 3", ou seja, 3 épocas seguidas a disputar 3 campeonatos de Triatlo por grupos de idade por 3 clubes diferentes, subindo pela 3ª ocasião ao terceiro lugar do pódio. Mas há que dar os parabéns ao David Caldeirão, por ser um justo vencedor do referido escalão, fugindo e resistindo como pode ao ataque do segundo classificado, Sérgio Dias, chegando separados por apenas 7 segundos.
Quanto à prova, na globalidade, felizmente, cada  vez mais concorrida, a chuva ainda ameaçou estragar a grande festa do Triatlo de Peniche. Esta cidade é o berço desta modalidade olímpica, acolhendo a primeira prova de Triatlo no longínquo ano de 1984. Mas à hora marcada, já sem chuva, mais de 300 triatletas iniciaram com o habitual entusiasmo o segmento de natação.

Da minha parte, ainda quero compreender melhor como é que a coisa me correu tão bem, ao ponto de ter realizado o melhor desempenho aquático até hoje na distância de 750 metros. Boa partida, boa navegação braçada potente e consegui sair à frente de muitos atletas que me servem de referência.
Depois foi a cavalgada habitual, e desta vez com a colaboração regular do José Mário Ribeiro, consegui apanhar e ultrapassar vários grupos e atletas que normalmente só os consigo ver quando já estão a comer fruta na zona de recuperação, após a prova. O circuito era um pouco técnico em algumas secções e o vento lateral junto ao mar também dificultava a tarefa, mas ontem era um dia para não se hesitar por um segundo em momento algum, porque o pódio só tem 3 lugares e o 4º lugar a mim era coisa que não me assistia nem um pouco.

Olhando para os adversários que seguiam no meu grupo, quando aterrámos no parque de transição, apercebi-me que depois de todo o esforço despendido na bicicleta, seria muito difícil ganhar ao Sérgio Dias, bem como ao David Caldeirão que seguia na frente do escalão 35-39 anos com um avanço considerável. Contudo, só depois de cruzada a linha de meta é que se podem retirar conclusões e como tal, durante as 3 voltas ao percurso de corrida a pé o pensamento era só um "ultrapassar tudo o que mexe". 

A chegada à linha de meta não trouxe novidades e com grande satisfação confirmaram-se as minhas expetativas, obtendo o resultado que desejava e para o qual me preparei desde novembro de 2011.

Ainda a respiração estava acelerada e o pensamento um pouco turvo e surge mais uma prova de que o desporto aproxima as pessoas e ajuda a colocar uma pedra sobre certos acontecimentos, permitindo abrir um novo capítulo do relacionamento humano.

E depois foi a festa do pódio, próximo da meta, desta vez sem o habitual lanche, mas este formato permite que todos os atletas das provas aberta (Aquatlo) e principal (Triatlo) sejam vistos e aplaudidos por um maior número de público.

Resumo da prova:
1. Natação (750 m): 12:16, 112º parcial;
2. Ciclismo (21.8 kms), 35:16, 2º parcial;
3. Corrida (4,8 kms): 16:25, 28º parcial;
4. Tempo final: 1:03:58 ;
5. Classificação final absoluta: 30º lugar absoluto (314 triatletas na linha de partida e 298 triatletas na linha de meta);
6. Classificação final no grupo de idade 35-39 anos masculino: 3º classificado, em 41 participantes.
 


Fotos da prova AQUI

Mais informações em:

Federação de Triatlo de Portugal

Próxima competição:

Aquatlo de Coruche, 7 de junho de 2012, 750m a nadar e 5 kms a correr.

4 comentários:

Jordão Alves disse...

E depois bens dizer que não nadas !!!
Boa prova e parabéns.
Um abraço.

Hugo Gomes disse...

Esse tempo na água foi realmente bom e o 2.º parcial no ciclismo...
Parabéns Pedro!

sica disse...

Parabéns Pedro, excelente prova o nivel esteve bem alto e todos deram o máximo, isso foi bem visivel para quem estava a assistir.

Triatleta disse...

Obrigado Amigos!

A natação foi excecionalmente boa.

E sim, foi tudo muito bem disputado de forma super intensa e já não importava muito quem é que era de que grupo de idade: o importante era passar malta até cortar a meta.

Abraço a todos.