sábado, 6 de novembro de 2010

IRONMAN é homem de ferro

A motivação é a palavra-chave, não só para o simples acto de sobreviver, como para alcançar grandes feitos pessoais, sejam eles reconhecidos publicamente, ou não.

À hora que escrevo esta mensagem, lembrei-me dos Portugueses que se preparam, do outro lado do Atlântico, para realizar o IRONMAN Florida, e tentar obter o apuramento para o IRONMAN Hawaii de 2011. Foi a pensar na Vanessa Pereira, na Sónia Quintela, no Pedro Quintela - sim, estes dois últimos, são marido e mulher -, no Sérgio Marques, no Pedro Gomes, no Sérgio Dias, no Hugo Ribeiro, no Rodrigo Baltazar, e no Sérgio Costa, que procurei no Youtube um vídeo oficial sobre a prova. Boa sorte para todos, e que alcancem os vossos objectivos.

Acabei por encontrar e visualizar até ao fim o vídeo pessoal de um vulgar participante, de nome David Ambrose, e não pude deixar de constatar que as imagens foram captadas por alguém que o apoiou e acompanhou durante a prova, possivelmente a companheira do triatleta. São quase 7 minutos de um vídeo simples, que mostra um cidadão comum, a realizar uma prova com 3,8 kms de natação, 180 kms de ciclismo e 42,2 de corrida a pé, e concluir a prova em 12 horas e 22 minutos. Sim, ele conseguiu!!!

Os norte americanos podem ser muito criticados, pelas mais diversas razões, mas também têm imensos atributos, e um dos que eu mais admiro é o seguinte: eles acreditam!!!

O que transparece para o lado de cá, é que aquele povo, na generalidade, tem o hábito de estabelecer um objectivo, ambiciona atingi-lo e trabalha empenhadamente para o conseguir, motivando-se e sendo motivado pelos que o rodeiam, no dia-a-dia, até conseguir atingir a sua meta. Pode até parecer ridícula a formar como muitas vezes manifestam o seu apoio aos demais, mas fazem-no. Estão dispostos a motivar quem necessita de apoio, e de alguma forma, partilham os sentimentos e as emoções ao longo desse percurso.

Voltemos a Portugal...

A sociedade portuguesa, para além de apresentar uma vergonhosa percentagem de prática regular da actividade física ao longo do ano (2-3 x semana), na generalidade, ignora, desvaloriza, critica e inveja, quem se dedica a semelhantes práticas, preferindo nada fazer pelos outros, nem apoiando e motivando os próprios familiares, amigos, conhecidos ou desconhecidos, para atingirem os seus objectivos, nem sequer fazem o que quer que seja pela sua própria saúde e bem estar físico.

É aflitivo e perturbador, em pleno século XXI, constatar a forma como os atletas amadores, cidadãos comuns, trabalhadores e mães/pais de família, ainda são olhados com um misto de admiração silenciosa, estupefacção, incompreensão e desdém, por parte de quem os rodeia, em relação à sua prática desportiva regular, e em particular, a participação em competições. Então fazer um ironman é a loucura e parvoíce total; só alguém muito louco e sem amor à vida é que se mete numa coisas dessas!

Sejam familiares, amigos, colegas de trabalho, conhecidos ou desconhecidos, tenho pena destas pessoas, por não se aperceberem da sua mentalidade medíocre, por não quererem mudar-se, mas eu sigo em frente. Assim é, desde 1986, e espero que assim seja até mais não conseguir fazer.

Dedicado a todos os "David Ambrose", de todas as idades, com objectivos positivos, seja no que for.

Já escrevi o que penso, a seguir, vou treinar.

2 comentários:

Tiago Grilo disse...

Uma sociedade onde não me revejo...mas onde me identifico com algumas personagens com tu!
A tua força dá-me força!

Triatleta disse...

Obrigado Tiago!

Não é conversa da treta: se todos nós dermos valor e nos inspirarmos, naquilo que o nosso semelhante faz bem e tem de bom, em conjunto, iremos evoluir.

Sou apenas um elo da corrente, nem o primeiro, nem o último, nem o mais forte, nem o mais fraco; apenas um simples elo, disposto a cumprir a sua função, com a cooperação dos que se quiserem juntar.

Um abraço.