domingo, 6 de junho de 2010

XXVII Triatlo de Peniche | C.N. Grupos de Idade | 5 de Junho de 2010 | Rescaldo

No Sábado, 5 de Junho de 2010, decorreu em Peniche, a XXVII edição do Triatlo mais antigo de Portugal. Foi uma grande festa da modalidade, que juntou o Campeonato Nacional de Aquatlo, o Triatlo de Lazer, e o Campeonato Nacional de Grupos e Idade, num único dia, numa tarde única, onde mais de 350 atletas de muitas e diferentes idades, perante imenso público, coloriram a Cidade de Peniche, durante o desenrolar das 3 provas, muito bem organizadas pela Câmara Municipal de Peniche e pela Federação de Triatlo de Portugal.

Há muitos anos que não competia nesta prova, a qual, habitualmente, era realizada a 15 de Agosto. Sendo C.N. de Grupos de Idade, as minhas melhores expectativas apontavam para um lugar entre o 5º e o 10º, tendo por base os resultados do C.N. de Duatlo por Grupos de Idade e as provas de Triatlo até agora realizadas.
A confiança no segmento de natação estava em alta, devido aos bons treinos efectuados e à evolução ao longo das várias provas já realizadas, de tal modo que tinha decidido nadar "ao ataque" e bem posicionado desde cedo. Consegui concretizar as minhas pretensões e saí da água à frente de alguns atletas que me têm servido de referência.

O ciclismo é o fado que se conhece; puxar que nem uma mula, para recuperar o máximo de posições possível e sem me preocupar sobre quem vem a mamar na roda, porque no fundo, nem me dão uma ajudinha para poder beber água ou engolir uma saqueta de gel.

Confesso, sem receio de retaliações, o seguinte: antes da prova, fui subornado por um outro triatleta e Amigo, com um café e um queque. Parece que resultou...

Na corrida, sempre pensei que fosse quebrar bastante devido ao esforço despendido no ciclismo, mas fiquei surpreendido com o ritmo imposto e pelo número de atletas que ainda consegui passar neste segmento.

No meio de tantas voltas - 3 no ciclismo e mais 3 na corrida -, e de tantas dobragens, não fazia a mínima ideia do lugar em que estava; quer dizer, em primeiro não estava, de certeza.

Cortei a linha de meta, sem saber exactamente a classificação final absoluta e a classificação no meu grupo de idade, dos 35 aos 39 anos. No entanto, tinha logo ali algumas certezas: a) estava recuperado do Triatlo Longo de Aveiro; b) tinha ficado nos 5 primeiros do meu grupo de idade; c) tinha dificuldade em falar logo após o final da prova, tal o ritmo intenso a que se correm estas provas sprint.

Bastante tempo após o final da prova, quando estava a dirigir-me ao parque de transição para retirar o material e pisgar-me para casa, ouço a voz do speaker da prova a informar que tinha havido um engano na classificação do meu grupo de idade e, assim, passei de 4º para 3º classificado. Apesar de muito surpreendido, foi agradável ouvir aquela informação, sobretudo, depois de tudo o que passei e por em tão pouco tempo - mais precisamente, 8 meses de treino -, obter um lugar tão honroso, como o 3º lugar no Campeonato Nacional de Grupos de Idade (35-39 anos) em Triatlo.

Quem diria: o arrastão foi ao pódio!

No futuro, ainda no decorrer desta época, não faço ideia dos resultados que vou obter, mas o pela evolução registada até ao momento e se nada me impedir de progredir até final da época, parece-me que ainda irei fazer mais alguns resultados interessantes para o meu nível competitivo.

Nem de muito perto e muito longe, este troféu estava nas minhas melhores expectativas.

Resultados finais:
1. Natação (750 metros): 13m26s;
2. Ciclismo (21 quilómetros): 35m52s;
3. Atletismo (4,8 quilómetros): 17m07s;
4. Tempo final: 1h08m06s;
5. Classificação final absoluta: 36º lugar absoluto (280 triatletas à partida e 260 triatletas na linha de meta);
6. Classificação final no grupo de idade 35-39 anos: 3º lugar (47 triatletas).

Parabéns a todas as Campeãs e Campeões Nacionais!!!

Mais informações em: Federação de Triatlo de Portugal.

10 comentários:

david caldeirao disse...

é assim..., quem sabe nunca esquece!!!
tambem tu estás de parabens, depois da "paragem" não é fácil voltar..., estás no bom caminho como sempre ;-) abraço,

Triatleta disse...

Obrigado David!

Mas o Campeão Nacional és mesmo tu.

Para o ano que vem,há mais ;-)

Pedro Cai-Água Madeira disse...

Parabéns Pedro!
Tu e pessoas como tu fazem bem à modalidade!!!
Abração

Triatleta disse...

Obrigado, Pedro!
Tu também estiveste em grande: parabéns!
Fazemos TODOS falta à modalidade, porque TODOS podemos e devemos contrbuir positivamente para a evolução do Triatlo em Portugal!
Até breve, em Vila Viçosa, sem drafting.
Abraço.

Unknown disse...

Força Pedro,estamos de olho,mesmo que ás vezes um comentário ou um elogio cheguem um pouco tarde,...é por motivos logísticos a SIS saúda-te.

Triatleta disse...

Obrigado Paulo, pelo apoio da www.scienceinsport.com !!!

Sam disse...

Pá! PARABÉNS! Desculpa, mea culpa, ando mesmo desligado de uma das minha referências de vida! Mais uma vez Parabéns e muitas felicidades. Vou tentar estar mais presente!

Post Scriptum: Arrastãããoooo?

Triatleta disse...

Obrigado manolas barbudo. Se tudo correr bem, há mais provas que atletas pela frente, embora eu não queira fazê-las todas ;-)

Sam disse...

Onde é que se pode consultar a tua agenda desportiva? Desculpa a minha ignorância! Cabeludo e barbudo!

Triatleta disse...

Para já não há agenda, só relatos do que vou fazendo. Compromissos, só com refeições bem servidas :-D