terça-feira, 1 de junho de 2010

Triatlo Longo de Aveiro | 30 de Maio de 2010 | Rescaldo

Finalmente, consegui sentar-me para reflectir sobre os acontecimentos do fim-de-semana passado. Considerando o momento como algo muito importante e marcante, o rescaldo do Triatlo Longo de Aveiro, vai ser feito tal e qual como eu gosto; esmiuçado, ponto por ponto.
Vamos lá então:

1. A família: foi muito agradável e reconfortante, apesar de cansativo, levar a esposa e filho, envolvidos em toda a azáfama que constitui a preparação, a participação e o regresso de uma prova de Triatlo de Longa Distância. Acho que eles também gostaram, em especial, o meu filho, ao vivenciar comigo o momento único de cruzar a meta. O sorriso e a felicidade dele, foram para mim, extraordinários prémios de final de prova.

2. Campeões Nacionais de Triatlo Longo 2010: Parabéns ao Pedro Gomes (C.O.O.) e à Vanessa Pereira (COMPEED/Tri-Oeste). Ambos são na actualidade as referências máximas nesta distância, além do Sérgio Marques, pois claro.

4. As mulheres: ainda sou do tempo em que não se viam 11 mulheres num Triatlo sprint, quanto mais 11 mulheres de aço na linha de meta de um Triatlo Longo. Muito bem "minhas" senhoras.

5. Federação de Triatlo de Portugal: finalmente, colocaram em prática as sugestões que eu e muitos outros triatletas vinhamos a fazer de há vários anos a esta parte, proporcionando-nos várias provas de longa distância em território nacional, com elevada qualidade organizativa e desportiva, bem como, números de participantes nunca antes registados. A prova realizada em S.Jacinto, deu-nos razão, e o números provam isso mesmo: cerca de 160 triatletas na linha de partida. Tenho a certeza que todos ganhamos com esta mudança. Obrigado às pessoas que trabalham na FTP por nos darem ouvidos. Podiam nem sequer o ter feito...

3. Organização: Parabéns a todos os elementos envolvidos na organização (Câmara Municipal de Aveiro, Federação de Triatlo de Portugal, Junta de Freguesia de São Jacinto, Bombeiros Novos, Cruz Vermelha, Move Aveiro, Suma, Estradas de Portugal). Um local fantástico para a prática da modalidade merecia uma prova com esta dimensão e impacto. Muito poucas organizações, cobrando tão pouco, acertaram tanto e tão bem, na primeira edição de um evento desportivo. Do vento forte não têm culpa, mas corriga-se o excesso de voltas no ciclismo e corrida e a diversidade e falta de abastecimentos e teremos uma prova quase perfeita. Até o público esteve impecável!!!

6. A "minha" equipa: o COMPEED/Tri-Oeste esteve uma vez mais muito bem representado, em quantidade e qualidade, numa prova nacional. A Vanessa ganhou no sector feminino e sagrou-se Campeã Nacional feminina, o Rui Rodrigues foi 5º absoluto e 1º veterano, a Sónia Quintela foi 3ª feminina e 1ª veterana, o Sérgio Dias ("El presidente") faz 10º absoluto, 4 elementos femininos (Vanessa Pereira, Sónia Quintela, Ana Pereira e Cecília Franco) e 6 elementos masculinos (Rui Rodrigues, Sérgio Dias, Pedro Pinheiro, Hélder Milheiras, Tiago Neves, Carlos Suzana) concluíram a prova, num total de 13 participações. Agora, venham de lá os pensinhos para as bolhas nos pés ;)
7. A minha prestação: a natação, tinha por certo, menos 100 metros, mas nem de perto nem de longe, diminui o significado da evolução em relação ao Triatlo Longo de Lisboa, passando de uma velocidade de deslocamento médio na água de 1m47s/100m para 1m42s/100m. Acho que naveguei bem ao longo de todo o segmento, mesmo sem seguir nos pés de outros triatletas, mantendo um ritmo constante, sem no entanto, sentir a intensidade de esforço na zona limite; no ciclismo, recuperei muitas posições e estava decidido arriscar mais que o habitual, de modo a realizar um teste, acima de tudo, para retirar algumas ilações sobre o desempenho na corrida; no último segmento, a corrida a pé, tentei correr num ritmo de 16-17minutos por volta, mas a intensidade de esforço e o desgaste no ciclismo, tal como já previra, fez com que, volta após volta, a quebra se acentuasse. Tendo em conta o meu percurso na modalidade, em 2004, este resultado final, seria um desastre, mas atendendo às circunstâncias actuais, posso concluir que a classificação final no Triatlo Longo de Aveiro é positiva, acima de tudo, muito por culpa da qualidade e quantidade de triatletas a competir na média e longa distância em Portugal. Ainda bem, assim terei mais e melhores referências, se puder e quiser evoluir nos próximos anos.
Resultados finais:
1. Natação (1800 metros): 30m20s;
2. Ciclismo (91 quilómetros): 2h27m35s;
3. Atletismo (21,6 quilómetros): 1h28m58s;
4. Tempo final: 4h28m52s;
5. Classificação final absoluta: 21º lugar absoluto (161 triatletas à partida e 154 triatletas na linha de meta);
6. Classificação final no escalão Sénior: 18º lugar (94 triatletas).

Mais informações em: Federação de Triatlo de Portugal.

2 comentários:

Paulo Almeida disse...

Bom dia,

A todos vc muito obrigado, pq se a prova teve o sucesso que os atletas dizem grande parte desse sucesso tb vos pertence, pelo grd sentido de responsabilidade, amizade e desportivismo que esteve presente em todos vc.

Muito obrigado pela vossa presença e podem contar no próximo ano com uma etapa com melhores condições e com os pontos por si referidos corrigidos.

Paulo Almeida (Chefe Div Desporto da Câmara Municipal de Aveiro)

Triatleta disse...

Bom dia,

É uma honra publicar no meu blogue um comentário de alguém com tanto poder de decisão na organização da prova de Aveiro.

Nós também agradecemos oportunidades como esta de fazer o que gostamos com um enquadramento de qualidade.

Até para o ano! ;-)

Cumprimentos,

Pedro Pinheiro