quarta-feira, 19 de maio de 2010

A minha admiração vai para...

Seis meses após o meu regresso ao Triatlo, o balanço só pode ser francamente positivo. Paralelamente a este balanço, e mais directamente relacionado com o treino e as competições, tenho recebido incentivos, elogios e muitas saudações pelo regresso à actividade, o que me dá alguma motivação extra. Pois bem, aqui neste espaço aproveito para, de forma sincera, agradecer a todos aqueles que me receberam de forma tão acolhedora.

No entanto, e ao contrário do que se possa pensar, pela leitura do parágrafo inicial desta mensagem, esta não é para que seja eu o tema central da mesma. Pois, a minha franca e honesta admiração é totalmente direccionada para todos os triatletas amadores que fazem um esforço diário - por vezes bi-diário -, para treinar ao longo de semanas, meses e anos, as três modalidades que compõem o Triatlo. Se tivermos em conta que percentagem de praticantes de actividade física regular em Portugal é muito baixa, em comparação com os ditos países desenvolvidos, estes triatletas são uns verdadeiros heróis, num país, no qual a cultura desportiva - ou falta dela - , que impera leva a que o cidadão comum pague caro para ver pontapeadores de bola, os quais treinam menos que estes atletas amadores, mas esse mesmo cidadão não assiste a uma prova de Triatlo/Duatlo ao vivo e totalmente gratuita.

Pessoalmente, embora não tenha a disponibilidade para treinar tal como nos tempos de estudante universitário, não posso reclamar muito, porque tenho um horário de trabalho flexível, com a possibilidade de trabalhar quando outros estão a descansar, e por vezes, posso treinar quando os outros estão a trabalhar. Mas o mesmo não podem afirmar a maioria dos triatletas amadores, e em particular, os Pais de família, com um horário de trabalho rígido e bem definido, aproveitando ao máximo todos os tempos livres para treinar, a ponto de todo este sacrifício, por vezes, representar fadiga acrescida, menos horas de repouso e prejudicar as rotinas familiares. Mas isso só prova que a definição de objectivos e o prazer obtido com a prática do Triatlo, são bem superiores a todos os obstáculos encontrados, sendo estes sucessivamente ultrapassados com enorme esforço, bastante ambição, muita motivação e persistência, não esquecendo, nem minimizando, antes pelo contrário, enaltecendo, todo o apoio e incentivo que boa parte dos conjugues, familiares e amigos disponibiliza para que a prática do Triatlo por parte deste triatletas amadores (mulheres e homens), seja uma realidade.

A todos vós, demonstro a minha admiração e o meu respeito, e desejo que todos possamos continuar a praticar saudavelmente esta fantástica modalidade desportiva, seja em que distância for e independentemente do objectivo final a atingir.

Sem comentários: