domingo, 28 de setembro de 2008

Mais uma frustração desportiva


Pensei, planeei e treinei o melhor que sabia e podia para o Campeonato Nacional de Maratonas em BTT e tudo estava a correr conforme planeado até ao 2º abastecimento, quando eu e cerca de 15-20 ciclistas seguimos em frente numa estrada de alcatrão, percorrendo mais 3 quilómetros, quando a estrada de terra batida para a qual deveríamos ter seguido estava muito mal assinalada. Daí em diante, tentei recuperar o máximo de lugares possíveis, mas não mais voltei a posicionar-me até final no lugar em que seguia aquando do "engano", terminando num 28º lugar final e 7º Veterano A, com o tempo final de 3:39:12, que me fez regressar de Sertã com um forte sentimento de frustração, sobretudo ao saber que um atleta que seguia atrás de mim antes do ponto crítico da prova, classificou-se em 15º lugar.


Não é justo ter treinado um Verão inteiro a pensar no Campeonato Nacional de XCM, apresentar-me em pico de forma e ser "presenteado" com uma prova com distância inferior à anunciada, muito mal marcada e muito perigosa em termos de segurança. Este último aspecto é inadmissível numa organização de um evento desta natureza. Pois, cruzámos imensas - diria mesmo, demasiadas - vezes estradas de alcatrão públicas onde não existiam elementos da organização ou por esta "recrutados" (ex: Escuteiros). Claro que temos que tomar as nossas precauções, mas foram cruzamentos de estradas e circulação dentro de povoações, onde, por vezes, eram os populares a indicar o caminho e a fazer parar o trânsito que por ali circulava. Eu tenho seguro desportivo, mas gostaria de nunca o utilizar, mas assim a probabilidade de recorrer aquele meio/serviço aumenta.
O sorriso engana; é "amarelo" ...e não é do pó da terra.

Tive oportunidade de demonstrar o meu descontentamento ao Sr. Delimino Pereira, que é o responsável pelo BTT nacional e aos membros da MONTYCIRCLEMIX. Acredito que a organização se tenha esforçado para proporcionar a prova aos participantes, mas falharam aspectos essenciais (marcação e segurança) naquela que é "apenas" a prova mais importante da época em termos de XCM.

Já sei que ao lerem esta mensagem algumas pessoas não vão gostar, mas não estou a faltar à verdade e com a minha crítica quero contribuir para um melhor BTT nacional.

Volto a recordar: Barcouço (Mealhada), em termos organizativos, proporcionou-me a melhor prova da Taça de XCM em que participei até ao momento. E não foi uma empresa de eventos a organizar a prova; foi uma colectividade, ou seja, amadores!

Dá que pensar!?
Nota: Agradecimento à Jubas/Anita pela bela fotos.

Sem comentários: