segunda-feira, 26 de maio de 2008

Campeonato Nacional de Estrada - Master`s/Veteranos

Grândola recebeu no Domingo, 25 de Maio e pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato Nacional de Estrada para os escalões de Master`s/Veteranos A, B e C. Temia-se que a chuva viesse a prejudicar todo o trabalho da organização e colocasse dificuldades acrescidas à centena e meia de ciclistas inscritos e respectivo staff de apoio, na disputa da prova máxima destes escalões de amadores na vertente de ciclimo de estrada. No entanto, com algum Sol, pouca nuvens e vento reduzido, criaram-se condições climatéricas propícias para a prática da modalidade.

O programa das provas comtemplava um total de duas voltas grandes para os ciclistas Master C (+49 anos) o que correspodia a 82 km, duas voltas grandes e uma volta pequena para a categora Master B (39-49 anos), correspondente a 106 kms e, finalmente, os ciclistas Master A, realizaram duas voltas grandes e duas voltas pequenas, num total de 130 km.


Em termos desportivos, este evento foi muito atípico, porque,uma vez mais, para se poupar tempo e, sobretudo, dinheiro, todas as categorias partiram em simultâneo, para irem terminando à medida que cumpriam as voltas previstas no programa da competição. Todas as restantes categorias do ciclismo de estrada têm os seus campeonatos nacionais com provas em separado, ao contrário do que acontece nestas categorias. Este facto altera por completo a estratégia de cada equipa, bem como o esforço individual de cada atleta nesta prova em concreto, uma vez que ciclistas de diferentes categorias podem ajudar ou prejudicar a acção, o esforço e o resultado final uns dos outros, algo que não aconteceria em provas com os ciclistas a competirem única e exclusivamente com atletas do respectivo escalão. Para fundamentar a minha opinião dou alguns exemplos sem referir nomes ou equipas: ciclista da categoria A a ajudar colega de equipa da categoria C ou ciclista da categoria A de uma equipa a tentar anular o esforço de um ciclista da categoria B de outra equipa.

Sem dúvida que com estas acções não se cometeram violações ao regulamento da prova, mas com provas em separado por categoria, não tenho dúvidas que alguns resultados seriam diferentes e a classificação final de cada categoria sofreria susbtanciais alterações.
De qualquer forma, aos vencedores deve ser reconhecido o mérito e fica aqui registado o meu reconhecimento público pelo seu esforço, bem como dos colegas de equipa que contribuiram para o sucesso individual de cada novo Campeão Nacional de Estrada na respectiva categoria.



Resultados finais:

Veteranos A
1. Gualdim Carvalho (Clube de Ciclismo do Litoral Alentejano) Campeão Nacional
2. David Caetanita (Clube de Ciclismo do Litoral Alentejano)
3. Paulo Martins (G.D.Janotas & Simões)

Veteranos B
1. Vitor Faria (G.D.Janotas & Simões) Campeão Nacional
2. Luis Gomes (Clube de Ciclismo do Litoral Alentejano)
3. Eduardo Madeira (Clube de Ciclismo do Litoral Alentejano)

Veteranos C
1. Tito Timoteo (Silvino J. Silva/S.C. Vila Verde) Campeão Nacional
2. Armindo Pereira (Silvino J. Silva/S.C. Vila Verde)
3. Manuel Carvalhosa (Rodabike)

Quanto à minha participação, faltou-me treino específico para acompanhar e recuperar das sucessivas mudanças de ritmo impostas na última volta, chegando integrado no grupo da frente, em 15º lugar, mas com muita fadiga muscular e sem qualquer reserva energética que me permitisse efectuar um bom sprint e terminar num lugar honroso. Não tendo melhorado o meu 9º lugar de 2005, ainda assim, e após dois anos sem concluir esta prova, conseguir alcançar o meu objectivo principal: chegar inteiro ao final da prova!!!

De realçar ainda no campo dos resultados desportivos, os meu colegas de equipa, Carlos Martins, ao classificar-se em 4º lugar e David Amaro, em 10º lugar, bem como a equipa SKODA Irmãos Leite/ACRTX Tourencinho, que colocou 3 atletas nos 15 primeiros lugares.

Notas finais:

1. Parabéns à organização por proporcionarem: indicações para chegar ao local da prova, partida a horas, sinalética no percurso, segurança e assistência médica garantidas, controlo anti-doping, balneários de apoio, entrega dos prémios pouco tempo após a prova.

2. Lamentavelmente, assisti a mais algunas cenas nada dignas de cidadãos e desportistas.

3. Agradecer as bonitas fotos do João Fonseca.

Sem comentários: