terça-feira, 24 de julho de 2012

A Natação de competição em Rio Maior

Nos dias 20, 21 e 22 de julho de 2012, Rio Maior recebeu no Complexo de Piscinas Municipal, os Campeonatos Nacionais de Infantis da Federação Portuguesa de Natação, em piscina longa (50 metros).

Na competição máxima para nadadores nascidos nos anos de 1998, 1999 e 2000, na lista de inscritos oficial constavam 486 atletas (234 de cada género), em representação de 89 clubes de todo o país, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e Açores.

Em termos de proximidade em relação ao concelho de Rio Maior, estiveram presentes os seguintes clubes:  Benedita Sport Club Natação, Clube de Natação de Alcobaça, Scalabisport (Santarém), Soc Instrução e Recreio Os Pimpões (Caldas da rainha). Ao longo da época desportiva, muitos dos atletas e treinadores destes clubes, - e também um número significativo dos outros 89 clubes -, deslocaram-se propositadamente, e ainda bem, a Rio Maior, para treinarem no Complexo de Piscinas Municipal.

Para quem desconhece a realidade acerca deste complexo de piscinas, é tão somente um dos melhores do país e se tivermos em conta o Centro de Estágios e Formação Desportiva, bem como, a proximidade de dois centros escolares (jardim de infância e primeiro ciclo), dois escolas básicas integradas, uma escola secundária com terceiro ciclo, uma escola profissional e a Escola Superior de Desporto, então, possivelmente, quase com toda a certeza até, temos em Rio Maior as melhores condições para a formação e treino de alto rendimento direcionado para a Natação, mas também, para o Triatlo. Inclusivamente, está instalado em Rio Maior um Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Natação, equipado com sistemas tecnológicos para captação e análise de imagens. Por último, a Escola Municipal de Natação movimenta várias centenas de utentes, desde a natação para bebés até à pré-competição.

Aparentemente, existem todas as condições para que o ensino, a aprendizagem, o treino e o rendimento desportivo em Natação, seja a máxima referência do desporto de competição em Rio Maior.

Sim, também existe o Clube de Natação de Rio Maior (CNRM). Instituição fundada em 1985, quase propositadamente para justificar a atribuição de subsídios para a construção das piscinas cobertas de 25 metros e tanque de aprendizagem, inauguradas em 1992. Foram formados no CNRM, algumas centenas de nadadores, dois deles, atletas olímpicos: Pedro Oliveira (Pequim 2008 e Londres 2012) e Duarte Marques (Pequim 2008). 

Após esta longa introdução, coloco as seguintes questões:

1. Quantos nadadores do Clube de Natação de Rio Maior estiveram presentes no Campeonato Nacional de Infantis?

2. Quantos nadadores e técnicos utilizam, em regime de permanência, o Centro de Alto Rendimento de Natação?

Resposta às duas questões: ZERO!

Nova questão: por que motivo não se maximizam os fantásticos e raros recursos disponíveis em Rio Maior?

Para esta questão, as respostas e soluções são várias, e os responsáveis, também são vários. Mas pelo que me apercebi até ao momento, estes assuntos são, como agora é bonito dizer-se,  um não-problema. Ou seja, não está bem assim e poderia estar muito melhor, mas não é uma prioridade, especialmente porque ninguém está muito preocupado em resolver estas incoerências e no extremo oposto, ninguém se sente lesado.

Na minha condição de cidadão riomaiorense, contribuinte, pai de família, atleta e profissional da atividade física, não poderia deixar de fazer esta reflexão e exercer o direito de colocar estas (e muitas outras) questões. Porém, a margem de manobra para intervir direta ou indiretamente nestes (e em muitos) outros assuntos relacionados com a minha área profissional, esbarram frequentemente nas decisões dos políticos, dos técnicos e dos gestores, que legitimamente apresentam e implementam ações direcionadas para outras prioridades. Lamento! 

Reconhecendo que não tenho soluções para todos os problemas que vão surgindo, mas neste caso concreto, também tenho a certeza que os agentes envolvidos nestas questões ainda não esgotaram (alguns ainda nem começaram!) os seus esforços, em particular, a disponibilidade para um trabalho em equipa, totalmente honesto e livre de outros interesses, a favor de algo maior e melhor, do qual nos pudéssemos todos orgulhar ao fim de alguns anos.

Vou tentar não perder a crença nesta possibilidade, perfeitamente ao NOSSO alcance.

Sem comentários: