segunda-feira, 12 de março de 2012

Desporto Escolar: Corta Mato Nacional 2012 - Balanço

Foi uma experiência fantástica e enriquecedora, a minha participação como professor acompanhante de equipa no Corta Mato Nacional do Desporto Escolar, em Guimarães, no passado sábado, 10 de março de 2012.

Valeu a pena abdicar de algum tempo com a família, de algum descanso e de alguns treinos, para acompanhar os jovens alunos, dignos representantes da Coordenação Local do Desporto Escolar da Lezíria do Tejo (CLDELMT), em particular os cinco alunos (Vitalii Boichuk, João Ribeiro, Oswald Freitas Bruno Batista e Miguel Rodrigues) da E.B.I. Fernando Casimiro Pereira da Silva de Rio Maior e observar de perto o seu empenho e bom comportamento. 

Aproveito a oportunidade para criticar duramente alguns colegas professores, treinadores, colegas de equipa e pais, de norte a sul do pais, que de alguma forma, dissuadiram, pressionaram, impediram e proibiram alunos de participarem neste evento, a favor de treinos ou participações noutras competições do sector federado. Isto não é educar! Isto não é pedagógico! O aluno deve ser esclarecido sobre as características, vantagens e desvantagens das opções apresentadas, mas a decisão final deve pertencer, em consciência, ao aluno. O aluno deve ser ensinado a tomar decisões! Parabéns a todos os alunos deste país que decidiram participar numa actividade que, provavelmente, muitos nunca mais terão oportunidade de experimentar.

Parabéns também aos pais, às escolas, aos professores, aos treinadores, aos clubes, em particular, ao Clube de Natação de Rio Maior Maior, por contribuírem para a formação e educação destes jovens, bem como, para o sucesso de atividades com estas características.

Além da experiência profissional, a titulo pessoal, foi uma vivência muito gratificante, tendo em conta que foi no atletismo que comecei a minha atividade desportiva de competição. Por outro lado, pude rever e conversar com colegas e amigos com os quais não contactava pessoalmente há muito tempo. 

Quanto à organização, esteve muito bem, com uma recepção e simpatia maravilhosas, muito típico das gentes do norte de Portugal e até o bom tempo ajudou a tornar tudo muito mais radiante, ao longo das horas que passámos em Guimarães. Pena não haver mais tempo para visitar a Capital Europeia da Cultura e "Berço da Nação".

Por último, o desempenho dos alunos-atletas, no extraordinário percurso de corta mato, desenhado no Parque da Cidade de Guimarães. Foi emocionante assistir às provas dos nossos rapazes e raparigas, e essas emoções estiveram ao rubro com a vitória da equipa da ES/3 Dr. Augusto César da Silva Ferreira, a qual irá representar Portugal no corta mato da International School Sport Federation, em Malta, de 25 a 30 de março. 

Um grande orgulho!



Classificações de todos os alunos da CLDELMT

Juvenis Femininas, 2500m, 164 atletas na linha de meta

Classificação individual:
- 16ª, Mª MADALENA CORREIA, ES SÁ DA BANDEIRA, 0:09:48
- 33ª, MARA RIBEIRO,ES DR. AUGUSTO CÉSAR S. FERREIRA, 0:10:11
- 35ª, RITA RIBEIRO, ES DR. AUGUSTO CÉSAR S. FERREIRA, 0:10:14
- 42ª, JOANA COSTA, ES DR. AUGUSTO CÉSAR S. FERREIRA, 0:10:25
- 73º, MARIANA MARÇAL, ES DR. AUGUSTO CÉSAR S. FERREIRA, 0:11:14
- 76ª, MARGARIDA DIAS, ES DR. AUGUSTO CÉSAR S. FERREIRA, 0:11:18

Classificação coletiva:
1ª ES DR. AUGUSTO CÉSAR S. FERREIRA, em 22 equipas/delegações de todo o país.

Juvenis Masculinos, 3500m, 158 atletas na linha de meta

Classificação individual:
- 14ª, OSWALD FREITAS,EBI FERNANDO CASIMIRO, 0:11:38
- 46ª, MIGUEL RODRIGUES, EBI FERNANDO CASIMIRO, 0:12:22
- 71ª, BRUNO BATISTA, EBI FERNANDO CASIMIRO, 0:12:47
- 84ª, JOÃO SANTOS, DR. SOLANO ABREU LEZÍRIA E MÉDIO TEJO, 0:12:58
- 144ª, VITALII BOICHUK, EBI FERNANDO CASIMIRO, 0:14:20
- 147ª, JOÃO RIBEIRO, EBI FERNANDO CASIMIRO, 0:14:25

Classificação coletiva:
9ª EBI FERNANDO CASIMIRO,em 19 equipas/delegações de todo o país.





2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Pedro,
quero deixar aqui o meu testemunho e felicitação a todos os intervenientes - aos alunos, professores e demais responsáveis e uma felicitação especial para ti pela divulgação do evento.
Abraço e continuação de bons treinos e eventos:)
Paulo Paixão

Triatleta disse...

Obrigado Paulo!

Continuação do bom trabalho!