sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Syntace - Um opção racional

Em Novembro de 2009, comprei na www.poison-bikes.net a CEEPO Venom, e depois de lhe montar as rodas de competição, ainda sem afinações, nem ajustamentos de posição, esteve 3 dias no Festival Bike em Santarém, tal e qual como está na foto.
Após o ajustamento de posição realizado na LUSOBIKE , durante o qual houve necessidade de cortar o espigão de selim em carbono, bem como, os extensores em alumínio, ficando desta forma correctamente ajustada ao meu corpo e com o aspecto geral que se pode ver na foto seguinte.
Inicialmente, enquanto negociava a bicicleta, ainda coloquei a hipótese de trocar o guiador e extensores de origem, por um outro, integral e em carbono. Contudo, os 300€ de diferença, foram muito mais úteis para comprar outros componentes em falta, como era o caso dos pedais, suportes de bidão e computador. Assim, o aspecto final do guiador passou a ser o que a foto seguinte ilustra.
Independentemente do nível desportivo do triatleta, é muito importante o conforto e o ajustamento óptimo sobre a bicicleta. Após alguns treinos, em relação ao guiador, ainda não sentia, por completo, nem uma coisa, nem outra, e várias vezes me senti arrependido por não ter gasto os malditos 300€.

Mas ao pesquisar no sítio da Syntace, cheguei a 4 conclusões, acerca do avanço, do guiador e dos extensores:
- são pouco agradáveis, estéticamente;
- são extremamente leves;
- são muito acessíveis no preço;
- têm uma extraordinária qualidade. São produtos alemães, pois claro!

Ora vejamos, segundo os dados fornecidos no sítio da Syntace, temos os seguintes produtos:


Base de guiador Syntace Stratos, tamanho M (410mm), com 229 gramas, por 69,8€


Extensores (com apoios incluídos) Syntace C3, tamanho M, com 366 gramas, por 179€

Avanço Syntace F99, tamanho 90mm, com 98 gramas, por 108€

Somando os valores dos 3 produtos, temos um conjunto que pesa 713 gramas, por apenas 356,8€. Fazendo uma pesquisa pelas muitas marcas que apresentam este tipo de produtos, mas em carbono, facilmente se conclui que o peso final de apenas dois destes artigos - guiador integral ou extensores e base de guiador -, rondam o peso do conjunto apresentado pela Syntace. Já quanto ao preço final a pagar, que eu tenha conhecimento, não se consegue encontrar nada noutras marcas, que se equipare aos valores recomendados pela Syntace.

Numa sociedade de imagem, onde a estética dita regras, quase esmagando o bom senso, também me agradaria muito mais decorar a minha CEEPO Venom com um guiador integral em carbono. Felizmente não tenho dinheiro para excentricidades, e, por outro lado, tenho um excelente mecânico amador a apenas 3 quilómetros da minha casa, tendo o artista decidido - e bem! -, surpreender-me com mais uns ajustes no guiador. Na prática, o que o Hugo Santos fez, não foi mais do que deitar fora o meu dinheiro, ao cortar um total de mais de 25 cm de alumínio em 2 componentes (guiador e extensores).

Carinhosamente, decidi baptizar esta opressão estética de "bike xuning marroquino". Eis o produto final:



Graças ao speed tools, o conjunto constituído por avanço, base de guiador e extensores, pesa agora menos de 600gramas, com um preço de venda ao público recomendado pela Syntace de apenas 356,8€. Se alguém encontrar algo mais barato, em carbono, fiável, mais leve, e mais bonito, ofereço este conjunto Syntace como recompensa.

Perguntou-me um triatleta à procura do meu aconselhamento, se existiria vantagem, ou não, em ter um guiador integral em carbono. Expliquei-lhe a minha experiência com a Syntace e no final perguntei-lhe: "Por ter um guiador em alumínio, achas que vou ter melhor ou pior desempenho no segmento de ciclismo?"

Conclusão final: gastem o dinheiro em coisas bonitas e leves, e não treinem; depois verão o que vos acontece.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
(Não sou, nem vou ser patrocinado pela Syntace. Mas felizmente que existem marcas como esta)

2 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvidas uma grande máquina, a primeira vez que a vi foi no Festival Bike em Santarém, e por sinal tirei uma boa foto.
Paulo Pitarma.

Triatleta disse...

Obrigado!
Mas a minha CEEPO Venom sente-se triste, por ser a única em Portugal ;-)