sexta-feira, 2 de julho de 2010

O rio Maior

O rio que dá nome à cidade de Rio Maior, fica aqui retratado em fotografias e num pequeno (e de fraca qualidade) vídeo. Há muito tempo que tinha prometido a mim mesmo fazer este registo, e no dia 13 de Março de 2010, com algum tempo disponível, concretizei a dita promessa, fazendo o trabalho amador que seguidamente se pode visualizar.









A quantidade de água varia imenso ao longo do ano, neste pequeno afluente do Rio Tejo. Aliás, pessoas de gerações mais antigas, fazem constantemente referência ao "rebentar das bocas", ou seja, quando chove abundantemente e a água no rio Maior tem um maior caudal, particularmente visível naquele local. Esse acontecimento era aproveitado para o povo se juntar e celebrar o "Dia do Bom Verão". Esta tradição, foi recuperada este ano, pela Bombeiros Voluntários de Rio Maior e pela Junta de Freguesia de Rio Maior, após realização de obras de beneficiação da ponte pedonal e limpeza da zona envolvente, permitindo a várias centenas de pessoas, reviver uma tradição há muito perdida no tempo, juntando-se para comer, beber e conviver junto ao rio Maior.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bonita homenagem.
Paulo Pitarma
http://goncalopitarmablog.blogspot.com/

Triatleta disse...

Obrigado!
Essencialmente, é uma pequena e justa chamada de atenção para uma zona muita bonita e que passa despercebida da maioria das pessoas que ali passam. A correr ou a pedalar, gosto muito de apreciar aquele local, em especial, até ao início do Verão.
PP