segunda-feira, 2 de junho de 2014

XTERRA - Portugal | Golegã | 01/06/2014

Pela segunda vez, participei numa prova do circuito mundial XTERRA. Depois da Figueira da Foz em 2010, no passado domingo, 1 de Junho de 2014, participei e terminei com sucesso a etapa portuguesa do XTERRA Europa, prova de apuramento para a final mundial.

Não tendo feito qualquer reconhecimento de percursos nos dias antes da prova - sair de casa para realizar a prova já é um bónus! -, fiz aquilo que me competia, ou seja, durante toda a prova tive uma atitude prudente para não correr riscos desnecessários e adotei uma boa gestão do esforço que me permitisse chegar ao final da prova e regressar a casa em condições físicas aceitáveis para retomar as rotinas familiares e de trabalho.

E assim foi! Um bom desempenho na natação não me fez perder muito tempo para os primeiros da geral e do meu escalão, para depois tentar recuperar (mas também perdi) algumas posições no exigente percurso de ciclismo em b.t.t., sem condicionar muito a sinuosa corrida a pé, durante a qual recuperei mais algumas posições e inclusive, chegar à liderança do meu grupo de idade.

Foi uma prova muito dura, mas compensadora a nível individual, mas também em termos coletivos, garantido o 3º lugar por equipas na prova e reforçnado o 2º lugar da Taça PORterra da Federação de Triatlo de Portugal.
 
O certificado que está na minha mão, significa que fiquei apurado para o Campeonato Mundial de XTERRA em Maui, Hawaii. Vou já ali levantar as 5 notas de 500€ necessárias para participar no evento em Outubro de 2014.

Parabéns a todos os elementos da organização pela realização do evento e que o mesmo possa ser repetido por mais anos.

Resumo da prova:
1. Natação (1500 metros): 0:25:11;
2. Ciclismo em b.t.t. (33 kms), 1:58:14;
3. Corrida (10 kms): 0:43:15;
4. Tempo final: 3:10:09;
5. Classificação final absoluta: 22º lugar absoluto (90 triatletas na linha de meta);
6. Classificação no escalão: 1º no grupo de idade 40-44 anos.
7. Classificação coletiva: 3ª equipa.

O OSC/IPA esteve presente com 4 triatletas. Parabéns equipa!

Obrigado pela leitura, saúde e mexam-se pela vossa saúde!

Com o apoio de:

1 comentário:

Hugo Gomes disse...

Parabéns Pedro!

Só é pena o valor a pagar condicionar a participação no Campeonato no Hawai...

Um abraço!