segunda-feira, 23 de junho de 2014

Duatlo de Abrantes - "João Campos" | 22/06/2014 | Balanço

Na primeira participação num Campeonato Nacional de Duatlo Individual na condição de Veterano 1, consegui alcançar o 3º lugar do pódio. Portanto, saldo extremamente positivo alcançado no Duatlo de Abrantes "João Campos", realizado no domingo, 22 de Junho de 2014, no Aquapolis da cidade ribatejana.

Mais uma vez, a preparação para uma prova com estas características ficou curta, e depois de um sábado muito atarefado, apresentei-me na linha de partida com uma sensação de fadiga muscular muito acentuada, comprovada durante o aquecimento.

Mas os anos de treino, a experiência e o bom senso, felizmente imperaram e refrearam-me o ânimo, fazendo com que a corrida inicial de 10000 metros fosse feita de modo muito progressivo ao longo das 4 voltas, controlando à distância os candidatos ao lugar mais baixo do pódio. Porque, muito honestamente, não poderia ambicionar mais, tendo em conta o nível do Luis Almeida e do Luis Cancela.

Com uma transição muito rápida consegui distanciar-me um pouco de alguns adversários, que logo uniram esforços para me apanharem passados alguns quilómetros. Mas como a colaboração na frente do grupo não estava a agradar-me, fiz aquilo que já se esperava de mim e na subida principal ataquei, deixando para trás o grupo que não mais me alcançou no duro segmento de ciclismo, composto por 6 voltas, cada uma com 2 rampas, num autentico rompe-pernas.

Na corrida final de 5000 metros, apenas dois bons e folgados duatletas seniores me ultrapassaram, garantindo o objetivo com que parti para a prova e terminando forte com um bom parcial final, a indicar claramente que, com mais algum treino e, sobretudo, com mais descanso/recuperação/horas de sono, poderei regressar a posições absolutas e no respetivo escalão etário muito mais motivadoras.

Como notas finais:

1. A federação e a autarquia de Abrantes, por todos os esforços realizados para realizar a prova, mereciam em competição um maior número de atletas;

2. É lamentável que tenhamos alguns atletas de muito bom nível, supostamente conhecedores dos regulamentos das provas, a tirar vantagem de situações anti regulamentares, tais como: i) furar, receber uma roda da assistência/público e continuar em prova, e; ii) receber abastecimento apeado no ciclismo, quando todos os outros particpantes têm que transportar os seus abastecimentos.

Resumo da prova:
1. Corrida (10000m): 00:36:29 (21); 

2. Ciclismo (36000 m), 01:03:52 (15);
3. Corrida (5000 m): 0:18:46 (13);
4. Tempo final: 2:00:05;
5. Classificação absoluta: 16º lugar entre 61 duatletas na linha de meta;
6. Classificação no escalão Veteranos 1
: 3º lugar (13 participantes).

1 comentário:

Hugo Gomes disse...

Parabéns Pedro!

Apesar das condições de treino/descanso possíveis continuas a alcançar bons resultados.

Um abraço!