quarta-feira, 12 de junho de 2013

Triatlo de Oeiras | 09/06/2013 | Balanço

A equipa do OSC/IPA obteve uma excelente classificação coletiva, ao classificar-se no 9º lugar, num universo de 29 equipas pontuadas no Triatlo do Ambiente, em Oeiras, no passado domingo, 9 de Junho de 2013. A classificação obtida é valorizada pelo facto da prova em questão contar para o Campeonato Nacional de Clubes da Federação de Triatlo de Portugal, por terem alinhado à partida mais de 300 triatletas e, acima de tudo, porque todos os atletas do OSC/IPA são trabalhadores a tempo inteiro, com família e, ainda assim, praticam a modalidade com enorme gosto, prazer e empenho diário, mas que implica uma gestão apertada de todas as suas rotinas diárias para assim poder dedicar um número considerável de horas ao treino semanal e às competições nos fins-de-semana.

Tendo em consideração a importância da competição em causa, por ser mais uma etapa do Campeonato Nacional de Clubes da F.T.P. e por ser uma das provas mais antigas do calendário nacional, já com quase 30 edições, o Triatlo de Oeiras é sempre uma prova muito concorrida, tanto na prova principal, como na prova aberta que junto mais de 120 participantes. Em ambas as provas, e tendo em conta as curtas distâncias e os percursos de ciclismo e corrida muito rápidos da Avenida Marginal, os ritmos de prova foram elevadíssimos. Em termos absolutos, os vencedores foram Gil Maia (Clube dos Galitos) no sector masculino e no sector feminino, a triatleta olímpica brasileira Pâmella Oliveira (C.D. os Águias de Alpiarça).

A nível particular, apesar das correntes marítimas terem prolongado o segmento de natação, penso que, em termos relativos, realizei o melhor desempenho da época, para de seguida entrar na rotina habitual: puxar que nem uma mula por um imenso pelotão, com pouca colaboração, e por vezes quando existe é feita fora do contexto ou então para sprintar em direção ao parque de transição e a corrida final é um "aguenta-te como podes" até à meta. Mas foi muito bom encerrar desta forma a época de 2013.

Resumo da prova:
1. Natação (0,750 kms): 00:14:15;
2. Ciclismo (19,3 kms), 00:31:59;
3. Corrida (4,8 kms): 0:18:11;
4. Tempo final: 1:04:26;
5. Classificação final absoluta: 45º lugar absoluto (301 triatletas na linha de partida e 292 triatletas na linha de meta);
6. 16º Sénior em 113 participantes do escalão;
7. 9º lugar coletivo em 29 equipas pontuadas.
Um agradecimento muito especial aos elementos do Oeiras Sport Clube/International Police Association, pelo apoio, companheirismo e amizade.

Mais informações em: 

Federação de Triatlo de Portugal
 
Próxima competição: talvez somente em 2014.

2 comentários:

João Correia disse...

É sempre com satisfação que analiso os teus resultados, porque em qualquer circunstância, salvo raras excepções, deixas tudo no terreno. E isso será sempre de realçar porque se trata de um comportamento exemplar. Agora, acabou a época? logo agora que eu estou a entrar? :(

Forte abraço, TriPedro.

Hugo Gomes disse...

Boas companheiro!

Parabéns pelo teu desempenho e, mais uma vez, votos de boa e rápida paragem.

Um abraço!

Nota: Gostei do teu visual. :)