terça-feira, 1 de abril de 2008

Páscoa 2008

Vista da Cidade de Vila Real e da Serra do Alvão a partir do C.C.D.V.
Como manda a lusitana tradição, na Páscoa, visitam-se os familiares, sobretudo, os que se encontram mais distantes geograficamente e que menos vezes encontramos ao longo do ano. Em 2008, não se registou qualquer excepção e rumei ao norte do país, percorrendo os 300 kms que separam Rio Maior de Nogueira, concelho e distrito de Vila Real, região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Além deste ansiado, desejado e entusiasticamente celebrado reencontro com os familiares directos da minha esposa, para mim, é igualmente uma oportunidade para partilhar alguns momentos com uns amigos que fiz por aquela bela região de Portugal, graças à paixão que nos une e nos move: o ciclismo!
Quem não pode, não sabe ou não quer apreciar o verde dos campos, os vales e os montes, os socalcos e as vinhas neles plantados, o granito das casas típicas, os animais nas pastagens, resumindo: as paisagens e a simplicidade das gentes; não chega, mínimamente, a saber o que desperdiça, mesmo que leia todos os livros do mais célebre e aclamado poeta daquela região: Miguel Torga.
Felizmente, sempre que o tempo o permite, tenho a possibilidade de satisfazer dois desejos em simultâneo: pedalar e desfrutar de tudo o que Trás-os-Montes tem de melhor. E, o resultado desses "passeios" traduz-se no seguinte:
- Sexta-feira, 21/03, 173,6 kms em 5h59min40seg;
- Domingo, 23/03, 109,7 kms em 4h12min09seg;
- Segunda-feira, 24/03, 101,7 kms em 3h46min53seg.
Muito obrigado aos colegas e amigos da equipa de ciclismo amador SKODA Irmãos Leite/ACRTX Tourencinho por me guiarem e acompanharem nos treinos.

Sem comentários: