domingo, 8 de fevereiro de 2015

Duatlo de Tagarro - C.N. Grupos de Idade | 08/02/2015 | Balanço

Após uma prova de muito más recordações no Duatlo das Lezírias, passei três dias inteiros sem treinar qualquer segmento e mais três dias a treinar suavemente, tal foi o impacto físico e psicológico de uma prova onde só quem treinou bem é que poderia ter um bom desempenho desportivo. 

E foi assim, como poucas expetativas, mas na expetativa, que me apresentei no I Duatlo de Tagarro - Alcoentre, para disputar o Campeonato Nacional de Duatlo por Grupos de Idade. De recordar que no ano anterior, em Rio Maior, apresentei-me bem preparado e fiquei com a chamada "medalha de cortiça", correspondente ao 4º lugar do grupo de idade dos 40 aos 44 anos. 

Tendo em conta este contexto, parti para a prova no meio do pelotão e apenas na segunda volta de corrida, já como um bom aquecimento, aumentei um pouco o ritmo para conseguir alcançar alguns atletas tidos como bons ciclistas, de modo a tentar recuperar mais algumas posições. No segmento de ciclismo, muito rápido e com poucas oportunidades para um bom ciclista, em boa forma fazer a diferença no seu grupo, optei por ajudar quando tinha que ajudar e poupar-me quando foi necessário. E foi isso mesmo que me permitiu entrar bem para a segunda transição e sair muito rápido para a corrida final, na qual apenas perdi uma poisção e logo para um atleta (Rui Sousa) do meu grupo de idade, enquanto que o primeiro do grupo de idade 40-44 anos já tinha uma distância confortável para os restantes perseguidores, que eram muitos e chegaram com poucas diferenças de tempo entre si. Posso concluir que correu muito acima das minhas melhores expetativas. Mas também essa é uma das razões pela qual não se fica em casa a imaginar como poderia ser. 

De realçar um facto interessante: os três primeiros atletas do grupo de idade dos 45-49 anos, ficarm à frente dpos três primeiros atletas do grupo de idade no qual me incluo. 

Nesta prova, a SFRAA - Sociedade Filarmónica de Recreio Artístico da Amadora, fez-se representar por seis atletas, tendo todos concluído a competição, com destaque para o 3º lugar no escalão 30-34 anos do Cláudio Paulinho (14º absoluto), o meu 3º lugar e o 4º lugar do Miguel Furtado no grupo de idade 20-24 anos.

Resumo da prova:

1. Corrida (5 kms): 00:17:51 (53º);
2. Ciclismo (20 kms), 00:31:06 (24º);
3. Corrida (2.5 kms): 00:09:06 (27º);
4. Tempo final: 00:59:12 (+00:03:20);
5. Classificação final absoluta: 34º absoluto (235 duatletas na linha de meta);
6. Classificação no escalão: 3º no grupo de idade 40 - 44 anos (+ 00:00:34)
, em 46 participantes.


Após este ciclo de pouco treino (para acompanhar os ritmos mais à frente), vou tentar preparar bem o Campeonato Nacional Individual de Duatlo, em Abrantes, na distância standard (10kms a correr, 40 kms a pedalar e 5 kms a correr) e ao longo deste ciclo de treino, fazer alguns bons testes, sucessivamente, no Duatlo do Cadaval (C.N.Clubes) e no Duatlo de Fátima (PorTerra)

Próxima competição: Duatlo do Cadaval - Campeonato Nacional de Clubes, domingo, 8 de março de 2015. Mais informações em http://federacao-triatlo.pt/  

Obrigado pela leitura, saúde e mexam-se pela vossa saúde!

3 comentários:

Chuva Vasco disse...

Um bom resultado, como de resto já nos habituaste, força para a época.

Abraço

Chuva Vasco

Chuva Vasco disse...

Um bom resultado, como de resto já nos habituaste, força para a época.

Abraço

Chuva Vasco

Triatleta disse...

Obrigado Vasco!

Abraço e boa sorte para as tuas inúmeras diversificadas e desafiantes atividades :-)