domingo, 13 de fevereiro de 2011

Duatlo das Lezírias 2011: Péssimo dia!!!

Antes de mais, devo dar os meus parabéns e expressar a minha admiração, por todos quantos concluíram o Duatlo das Lezírias - Troféu José Luís Matos 2011.

É contra a minha maneira de ser, mas: Eu não fui capaz!!!

Corri melhor que no Duatlo do Jamor, e não me ressenti de um princípio de lesão que me afectava há uma semana a esta parte, e até entrei bem no ciclismo em bicicleta de todo-o-terreno, iniciando a recuperação de várias posições. No entanto, a chuva intensa e fria que começou a cair ainda antes do início da buzina de partida, aumentou de intensidade e começou a produzir em mim, efeitos e sensações nunca antes experimentadas, tais como: músculos tensos, pele avermelhada, zona cervical totalmente contraída e frequentes arrepios de frio.

À medida que me aproximava do final da segunda e última volta do ciclismo, a minha velocidade de deslocamento era inversamente proporcional ao frio que estava a sentir. Motivo mais que suficiente para se formar na minha cabeça a ideia, e a decisão, de não entrar para o parque de transição e virar à direita, entrando sim dentro do carro, e já com o sistema de aquecimento no máximo e vestido com duas calças de licra e 3 peças de roupa no tronco, consegui ao fim de 30 minutos parar de tremer com frio.

Felizmente, o meu instinto de sobrevivênvia levou-me a tomar a opção correta, em vez de, por teimosia, tentar terminar a prova, numa posição que nada adiantava à minha vida desportiva. Poderia sim, colocar (ainda mais) em risco a minha saúde.

Não trago qualquer frustração da prova e foi melhor ter desistido, permitindo-me regressar a casa sujo e cansado, mas feliz por encontrar a esposa, o filho...e as gatas :-)

Nunca poderei esquecer-me da minha condição de atleta amador, e como tal, amanhã é dia de trabalho, tendo ainda pela frente, enquanto existir saúde e motivação, muitos desafios desportivos.

Mais informações sobre a prova em:

www.federacao-triatlo.pt

16 comentários:

Tiago Grilo disse...

Foi sem duvida um dia que ficará na memória...pena que pelas razões erradas.
Contudo aprendemos sempre com estes precalços! Nem que seja para saber o que realmente é entrar em HIPOTERMIA!
Melhores dias e mais quentes virão.

Unknown disse...

Ora nem mais amigo Pedro. SOmos amadores e já muito fazes tu em todos os teus treinos e deidicação ao triatlo. Fizeste bem. Embora pareça fácil fazer isso, é bem dificil desistir quando estamos emprovas e até mesmo em treinos.
Abraço amigo.

Triatleta disse...

Obrigado Amigos!

Após um banho de lama quente, e duas refeições altamente calóricas, já estou mais quentinhoe recomposto: XIÇA PENICO!!!

Só falta normalizar a secção final do sistema digestivo :-S


Um abraço e boa semana!

Andreia Lopes disse...

O frio foi mais forte... tambem tive que ir mais cedo para o carro. Ao fim de uma volta de ciclismo foi a melhor decisão, não vale a pena estragar agora o trabalho que se tem vindo a fazer!
Melhores dias virão...

João Correia disse...

E eu a pensar que o duatlo do Jamor de 2009 teria sido a prova cujas condições teriam sido as piores. Acima de tudo, temos de fazer o que a nossa "consciência instintiva" nos diz, porque ela tem impregnada sabedoria acumulada de milhares de anos.
Boa "recover" e até à próxima, companheiro.

Ricardo Correia disse...

Também já só valtava 3km... :) Mas pronto, cada um sabe de si, e quando não há condições, a saúde está primeiro.

Abraço e bons treinos :)

Triatleta disse...

Quando o motor partiu, estava no extremo oposto ao parque de transição.

Pedalar foi uma necessidade e não um objectivo em si.

Pelo que sei, a ti correu-te bem melhor. Parabéns!

Um abraço.

Ricardo Correia disse...

Eu gosto é destas durinhas :)

Abraço e obrigado

Paulo Renato Santos disse...

As condições eram realmente difíceis... melhores dias virão!
Eu furei na zona mais distante da meta, para não entrar em hipotermia tive que correr 5kms com a bike à mão e sapatos de ciclismo... rssssss

sica disse...

Pedro, hoje já é outro dia, confesso que gostava de nunca ter de passar pela experiência.~
Um abraço e bons treinos

david caldeirao disse...

posso estar enganado!!! mas acho que te falta motivação para este tipo de provas..., objectivos-IM, equipa-sózinho??? se bem te conheço, umumum!!!
mais valia teres ido a Sevilla!!!
vá um cházinho quente e isso passa, olha que julho está já ai...
;-)
abraço,

Triatleta disse...

Obrigado Paulo, Sica e David C.!

David, à medida que vamos andando por aqui, temos que nos ajustar à realidade.

Sim vou ter que falar com o meu treinador ;-)

Um abraço a todos e boa semana.

José Morgado disse...

Frio! onde? eu tomei banho com um garrafão de agua k o srº henrique "RHC" me deitou para cima! isto comparado com QH2010 foi uma canjinha :) eheh tou a brincar... esta não foi facil. Mas de facto, só me arrefeceram as mãos. Até Arronches, bons treinos!
https://picasaweb.google.com/JRPMartinho/DuatloDasLezirias?feat=directlink#

Triatleta disse...

José Morgado,

Muito obrigado pels fotos!

Arronches???

Hummm,...é muita despesa e pouco objectivo; talvez não.

Bons treinos!

Tiago Calado disse...

Boas Tardes!
Estava com uma enorme curiosidade em saber o que vocês atletas pensaram do Duatlo das Lezírias, pois fui um dos bombeiros que esteve no domingo a prestar socorro, e realmente não esperava tanta gente com ou a entrar em hipotermia pois eram aos 3 ou 4 atletas de cada vez a entrar para a minha ambulância, e sei o que é passar frio pois pratico vela e sei bem do que estou a falar!
Agora vou falar como Vilafranquense que se orgulha deste tipo de eventos feitos em Vila F. Xira, mas fiquei bastante desiludido com a organização e as condições que não existiam para vocês atletas durante e após a prova não havia meios logísticos suficientes pois não se preocuparam em saber o que nos bombeiros necessitávamos para prestar um socorro adequado porque quem passa pelo que vocês passaram necessita de cuidados redobrados! Pois chegou ao cumulo de eu deixar te ter material para socorrer(pois as despesas do material de socorro serão pagas pelo Corpo de Bombeiros, e neste caso as mantas de urgência(douradas e prateadas)que é o material mais adequado para hipotermia)são bastante caras e devia ter havido preocupação da organização em relação a este assunto, chegou ao cumulo de eu ter de usar a minha farda(casado e colete) para aquecer colegas vossos. Já nem vou falar do facto de não terem onde tomaram um banho quente....realmente é triste!
Abraço e sorte para as vossas provas!

Triatleta disse...

Tiago,

Obrigado pela visita ao meu website e pelo comentário efectuado.

É sempre bom registar a opinião de outros agentes desportivos.

Um abraço e continuação de bom trabalho!