sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Época Desportiva de 2010 - Principais objectivos

Para 2010 está marcado o meu regresso à prática regular de Triatlo e Duatlo, aliás a minha preparação já foi iniciada em Outubro de 2009. Após 5 anos de afastamento forçado, mas da minha responsabilidade, as minhas rotinas de treinos há muito que se alteraram, de modo a testar as várias hipóteses que melhor se adaptem à minha vida profissional e familiar.
Semanalmente, em traços gerais planeio - e tento cumprir -, 3 sessões de treino de Natação (2 sessões com curtas duração e uma sessão com média/longa duração), 3-4 sessões de treino de Ciclismo (2 sessões com curta duração, 1 sessão com média duração e 1 sessão com longa duração) e 3-4 sessões de treino de Atletismo (1 sessão com curta duração, 2 sessões com média duração e 1 sessão com longa duração). Até agora, não tenho incumprido...muito.

E para um triatleta amador, como é o meu caso, treinar para quê?
Porque quem não tem objectivos na vida, não importa de que tipo e desde que não prejudique os outros, não vive a vida na sua plenitude.
Por isso, em termos desportivos, os meus objectivos são:
1. No Ciclismo em BTT, classificar-me entre os 20 primeiros lugares da classificação geral;
2. No Ciclismo em Estrada, classificar-me entre os 10 primeiros lugares da classificação geral; 3. No Duatlo, classificar-me entre os 15 primeiros lugares da classificação geral;
4. No Triatlo:
- Distância Sprint, classificar-me entre os 30 primeiros lugares da classificação geral;
- Distância Olímpica, classificar-me entre os 25 primeiros lugares da classificação geral;
- Distância Média/Longa, classificar-me entre os 10 primeiros lugares da classificação geral;
- Principal objectivo da época: Challenge Roth 2010 (distância Ironman: 3,8 km de Natação, 180 km de Ciclismo, 42,2 de Atletismo), concluir o desafio em menos de 9 horas e 30 minutos.
Quanto à quantidade e tipo de competição, tenho previsto o seguinte:
- Triatlo: 10 competições;
- Duatlo: 5 competições;
- Ciclismo - BTT: 8 competições;
- Ciclismo - Estrada: 8 competições;
- Total: 31 competições.
Penso que, caso não me desmotive e desde que não surja nenhum contra-tempo (lesão desportiva, problema familiar, etc), estes objectivos são realistas. Daqui por um ano, concluirei se foram realizados, ou não.

Sem comentários: