segunda-feira, 21 de julho de 2008

C.N. de XCO 2008


Um percurso de puro cross country em plena serra, num local com uma vista deslumbrante, foi o cenário escolhido pela organização para acolher os centenas de atletas que se deslocaram à pista de Soalhães, Concelho de Marco de Canaveses, com o objectivo de disputar o Campeonato Nacional de Cross Country Olímpico, nos dias 19 e 20 de Julho. Mas a anterior descrição do evento, corresponde a apenas uma parte do contexto onde as várias provas foram disputadas. Na verdade, os ciclistas de bicicletas de todo-o-terreno encontraram uma pista maioritariamente composta por singletracks, onde a pedra e o pó eram obstáculos constantes, como se as subidas íngremes e as descidas técnicas não fossem suficientes para colocar à prova a preparação física e a qualidade técnica dos atletas. Para juntar ao rol das dificuldades, falta referir que os mais de 60 atletas das categorias de veteranos A, B e C, partiram às 15:00 de Sábado, chegando a rodar na pista com 41º centígrados!


Apesar deste tipo de provas de cross country não serem nem a minha especialidade, nem uma prioridade, sempre me despertou o interesse e a motivação a participação em campeonatos nacionais. Alinhei à partida com mais 34 adversários e parti com o firme objectivo de tentar melhorar o 8º lugar da época passada. A primeira volta, como é normal, por ser decisiva para disputar a melhor colocação possível à entrada dos trilhos mais estreitos, foi bastante rápida. O ritmo inicial foi de tal forma intenso que à segunda passagem pela linha de partida ponderei desistir. Mas perguntei a mim mesmo: "Terei eu vindo de tão longe para desistir?". A resposta foi a opção por realizar a 3ª volta num ritmo que me permitisse recuperar um pouco, mesmo que para tal tivesse que deixar passar alguns adversários. Na 4ª e penúltima volta ao circuito, voltei a encontrar o meu ritmo e comecei a recuperar posições e mantendo esta aceleração, entrei na derradeira volta ao percurso de 5kms para ultrapassar 6 adversários e terminar num vigoroso sprint final na 12ª posição, com o tempo final de 2:05:03.

Apesar de não melhorado o resultado da época anterior (8º lugar), tendo em conta que foi o primeiro - e talvez único -, XCO da época e atendo às características do mesmo, foi um resultado muito bom e um excelente treino para melhorar a minha (pouca) técnica sobre a bicicleta de todo-o-terreno.

As próximas semanas, até final de Setembro, servirão de preparação para o Campeonato Nacional de XCM (maratona), a realizar a 28 de Setembro, em Sertã, no qual deposito expectativas mais elevadas, em termos de classificação geral, mas em particular no escalão de veteranos A, de modo a alcançar uma classificação que corresponda a todo o investimento em horas de treino e material desportivo realizado ao longo da presente época. Veremos se terei a merecida retribuição.

Agradecimentos especiais para:
- o downhiller madeirense Daniel Pombo, da Run & Bike de Chaves, pela ajuda mecânica;
- o pessoal de Amarante pelo precioso abastecimento líquido;
- os Amigos da equipa SKODA Irmãos Leite/A.C.R.T.X. Tourencinho, pelo transporte.

Sem comentários: